A Canonical está trabalhando em um novo tema para o Ubuntu 20.04 LTS, que irá além do padrão claro/escuro. Confira o detalhes dessa empreitada.
Com Ubuntu 20.04 prestes a ir para muitos desktops (e servidores), dado o seu status de suporte de longo prazo, Canonical e a equipe da comunidade Yaru começaram a trabalhar em um sucessor para o tema Yaru para este lançamento de distribuição Linux, que deve sair em abril.
Yaru é o tema padrão do Ubuntu desde 18.10, mas agora um ano e meio depois é hora de alguns refinamentos.
Canonical está trabalhando em um novo tema para o Ubuntu 20.04 LTS
A equipe da comunidade que trabalha no tema Yaru GTK passou recentemente uma semana no quartel-general da Canonical em Londres para trabalhar no novo tema. Lá, juntamente com os membros da equipe oficial de design do Ubuntu, eles trabalharam para melhorar a aparência padrão do Ubuntu.
Além das variações normais de claro e escuro do tema, está sendo trabalhada uma terceira versão que utilizará cores claras. Os desenvolvedores também estão trabalhando para facilitar a alternância entre essas variantes de tema/cor.
Erros e ‘cortes de papel’ na versão atual do tema foram resolvidos, e uma série de grandes mudanças de cores foram acertadas – mudanças que alteram a aparência geral do tema Yaru de maneira considerável.
Sim, em vez de ser (várias tonalidades de) azul e verde (como estão atualmente, mostradas no gif acima), o desenvolvimento upstream sobre o tema Yaru torna as caixas de seleção e os botões de opção ativos/selecionados, além de controles deslizantes e barras de progresso roxos .
Além das alterações de cores, também existem alterações menos óbvias, como aprimoramentos de contraste, como bordas mais pronunciadas dos botões, contornos das caixas de seleção e assim por diante.
Curiosamente (bem, interessante para as pessoas que gostam de design, eu acho) é que o tema Yaru refaz grande parte de suas opções de cores na estrutura Vanilla de código aberto desenvolvida e mantida pela equipe de design da Canonical.
Isso é sensato; esses são os mesmos tons de verde, amarelo e azul que ajudam a unir interfaces e front-ends díspares em toda a pilha de softwares Ubuntu, desktop e além. Sou um grande fã de consistência e continuidade.
Também houve mais trabalhos sobre as variantes de escuro e claro total do Yaru.
Além do meu discurso recente sobre não poder mudar facilmente para um tema sombrio, o Ubuntu diz que planeja “reintroduzir a capacidade de alternar entre variações de [tema]” através do aplicativo Configurações – bom!
Em resumo, o tema padrão do Ubuntu está sendo aprimorado com a introdução de uma paleta de cores mais consistente com o restante do trabalho de design do Ubuntu – e com uma dose pesada de roxo.
Você poderá ler mais sobre as mudanças, lendo esta postagem do blog do Ubuntu.
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak