Martin Wimpress informou que a Canonical está trabalhando em um novo instalador para o Ubuntu desktop, que será lançado junto com o Ubuntu 21.10.
A Canonical tem trabalhado no desenvolvimento de um novo instalador de desktop baseado no kit de ferramentas Flutter do Google e eles pretendem introduzi-lo ainda este ano no Ubuntu 21.10.
Acontece que Martin Wimpress, Ubuntu Desktop Director e o mantenedor do Ubuntu MATE, anunciou anteriormente no Twitter que a distribuição Ubuntu Linux terá um novo instalador para o sabor Desktop.
Canonical está trabalhando em um novo instalador para o Ubuntu desktop
Nos últimos anos, tem falado em revisar o instalador de desktop do Ubuntu como “Ubiquity-NG” e, em particular, aproveitar os esforços de Curtin e Subiquity que foram para o novo instalador de servidor do Ubuntu que está em uso nos últimos três anos.
Os breves planos de empurrar o novo instalador do Ubuntu para o ciclo 21.10 foram apresentados no Ubuntu Discourse.
Já era hora da Canonical substituir aquele antigo instalador Ubiquity dentro do Ubuntu, e parece que finalmente está acontecendo! O trabalho já começou em um novo instalador que será usado para o sabor Ubuntu Desktop, aquele que usa o ambiente de desktop GNOME por padrão.
A interface do usuário do novo instalador de desktop usará o Flutter, no qual a Canonical tem trabalhado com o Google para suporte no Linux.
Além de um novo design óbvio, o que é muito interessante sobre o próximo instalador do Ubuntu Desktop é que ele usará o kit de desenvolvimento de software de IU de código aberto Flutter criado pelo Google para o front-end de desktop.
Isso provavelmente permitiria à Canonical e aos desenvolvedores do Ubuntu fornecer uma experiência de instalação consistente em todo o portfólio de produtos do Ubuntu, especialmente porque o Ubuntu Server já recebeu um novo instalador chamado Subiquity com o lançamento do Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa).
Esse instalador baseado em Curtin está finalmente perto de entrar no centro das atenções com planos de torná-lo o novo instalador de desktop com Ubuntu 21.10.
O novo instalador aproveita Curtin conforme é usado pela Subiquity para fornecer infraestrutura de instalação mais unificada do Ubuntu em desktops e servidores.
Este novo instalador de desktop do Ubuntu estará disponível no Ubuntu 21.10 embora não necessariamente substituindo o Ubiquity – o instalador existente permanecerá disponível pelo menos durante o ciclo de 21.10.
Mas deve estar pronto para consumo em massa a partir do próximo lançamento LTS (Long-Term Support), Ubuntu 22.04 LTS, com lançamento previsto para em abril de 2022.
Martin Wimpress também disse que o instalador Ubiquity atual do Ubuntu ainda estará disponível e mantido nos arquivos para qualquer um dos sabores oficiais do Ubuntu ou derivados de terceiros para usar em suas imagens.
No entanto, visto que parece que a Canonical não planeja adicionar novos recursos ao Ubiquity, acredito que a maioria dos sabores oficiais provavelmente mudará para o instalador universal Calamares, que já é usado pelo Kubuntu e Lubuntu.
O trabalho no novo instalador do Ubuntu Desktop está ocorrendo no GitHub se você quiser ter uma ideia inicial, se tornar um testador ou contribuir com código.
A esperança é ter este novo instalador pronto para funcionar e totalmente ajustado na época do Ubuntu 22.04, visto que é uma versão de suporte de longo prazo.