Canonical está exibindo anúncios no MOTD do Ubuntu? Veja como resolver!

Um tópico do reddit denunciou que a Canonical está exibindo anúncios no MOTD do Ubuntu. Entenda o problema e veja como resolvê-lo.

O Ubuntu é frequentemente considerado uma das melhores distribuições Linux para usuários do Windows que planejam fazer mudar de sistema, mais ou menos porque oferece uma experiência direta e imediata.

Porém, os usuários que estão migrando do Windows para o Ubuntu podem ter outra coisa com a qual lidar (e com os quais já estão familiarizados): anúncios no sistema operacional.

Canonical está exibindo anúncios no MOTD do Ubuntu? Veja como resolver!

Canonical está exibindo anúncios no MOTD do Ubuntu? Veja como resolver!
Canonical está exibindo anúncios no MOTD do Ubuntu? Veja como resolver!

Um tópico do reddit que já recebeu mais de mil votos condena a Canonical por colocar o que é descrito como “anúncios” no motd.

Uma captura de tela confirma que o Ubuntu realmente tenta enviar usuários para um link, que é exibido ao lado da seguinte mensagem:

“Se você estava esperando a solução perfeita para desenvolvedores Kubernetes para macOS, a espera acabou. Aprenda a instalar o Microk8s no macOS. [ligação].”

E, embora os usuários que estão recebendo anúncios no tema sejam algo que muitos não viam vindo de uma empresa como a Canonical e de um sistema operacional como o Ubuntu, todos devem saber que isso não é algo totalmente novo.

O Ubuntu já faz isso há algum tempo, e este post na plataforma de rastreamento de bugs do Ubuntu mostra que a primeira vez que os usuários encontraram um link no motd foi em junho de 2017 no Ubuntu 17.04.

“Atualmente, https://motd.ubuntu.com mostra uma notícia sobre o Vale do Silício da HBO, que tem uma referência ao Ubuntu. Em vez disso, https://motd.ubuntu.com deve mostrar itens relevantes para aqueles que usam o Ubuntu Server (problemas relevantes de segurança, etc.), em vez de itens para usuários de desktop.”

Por outro lado, os usuários podem lidar com tudo por conta própria, como o usuário do reddit mralanorth explica em um post.

Tudo o que eles precisam fazer é desativar as unidades motd-news.service e motd-news.timer systemd e excluir esses arquivos, dependendo da versão do Ubuntu que você está executando:
Ubuntu 14.04
/etc/update-motd.d/99-esm
Ubuntu 14.04+
/etc/update-motd.d/10-help-text
Ubuntu 16.04+
/etc/update-motd.d/50-motd-news
Ubuntu 16.04+
/etc/update-motd.d/80-esm
Ubuntu 18.04+
/etc/update-motd.d/80-livepatch

A Canonical permaneceu de boca fechada nos links incluídos no motd, então não se sabe se uma atualização a esse respeito para lidar com as críticas está realmente chegando.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.