Canonical especificou o suporte de 32 bits para o Ubuntu 20.04 LTS

Depois de toda a discussão causada pela noticia do abandono do suporte a 32 bits, a Canonical especificou o suporte de 32 bits para o Ubuntu 20.04 LTS.

Há três meses, a Canonical anunciou o fim definitivo do suporte de 32 bits no Ubuntu … E uma boa bagunça foi feita: a comunidade ficou com raiva, projetos como Wine e Steam ameaçaram pagar com a mesma moeda e recomendar qualquer sistema para seus usuários, exceto o Ubuntu … E na Canonical eles se despediram, depois manifestaram seu plano de encontrar um equilíbrio.

Canonical especificou o suporte de 32 bits para o Ubuntu 20.04 LTS
Canonical especificou o suporte de 32 bits para o Ubuntu 20.04 LTS

Especificamente, a Canonical prometeu ouvir a comunidade e alcançar um meio termo, tentando agradar a todas as partes: aqueles que ainda precisam de desenvolvedores de 32 bits e do Ubuntu, que manterão parte do repositório, mas não tudo, economizando um trabalho considerável.

Agora, eles detalharam a lista de pacotes que permanecerão suportados.

Canonical especificou o suporte de 32 bits para o Ubuntu 20.04 LTS

Como eles fizeram a seleção é explicada nas listas de discussão do Ubuntu:

“Começamos classificando a lista de todos os pacotes binários que existem apenas no i386 e não no amd64, depois filtramos essa lista para excluir pacotes que duplicam a funcionalidade disponível com um nome de pacote diferente nos sistemas amd64 ou específicos de hardware que não seja compatível com 64 bits.”


Juntos, existem 52 pacotes, incluindo alguns tão básicos quanto Wine ou Steam.

Mas a coisa não parou por aí:

“Então expandimos a lista com dependências de biblioteca dos únicos programas de terceiros de 32 bits que conhecemos (Unity3D, GODOT, jogos baseados em SDL, drivers de impressora), o que nos fornece 43 bibliotecas de tempo de execução.”

No total, 199 pacotes, incluindo tudo. No entanto, os desenvolvedores do Ubuntu dão espaço para incluir mais pacote,s se alguém pedir por eles.

Não colocarei a lista completa aqui porque a maior parte dos pacotes são bibliotecas, mas os mencionados Wine ou Steam são adicionados outros, como flashplugin-downloader, PCSX2, quake4 ou ZSNES, para que os jogadores possam descansar. De fato, a maioria dos usuários não vai perder quase nada.

Essa “trégua”, sim, atinge apenas o Ubuntu 20.04 LTS, então, é preciso ver o que acontece depois dessa versão.

Fonte: MuyLinux

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.