E a Canonical escolheu o Flutter UI SDK do Google para construir aplicativos Ubuntu. Confira os detalhes e motivos e conheça a ferramenta.
A Canonical anunciou que escolheu usar o Flutter framework do Google para construir aplicativos futuros para o sistema operacional Ubuntu Linux.
Flutter is the default choice for future Ubuntu apps.@kenvandine, Engineering Manager, is here to tell you about some of Canonical's contributions to Flutter at #FlutterEngage.
Watch ? https://t.co/kc1tFBlMJh pic.twitter.com/6IXlJ8qObL
— Ubuntu (@ubuntu) March 3, 2021
Canonical escolheu o Flutter UI SDK do Google para construir aplicativos
Para quem não conhece, o Flutter é um SDK (kit de desenvolvimento de software) de código aberto criado pelo Google para ajudar aqueles que desejam criar aplicativos rápidos e modernos para uma ampla variedade de sistemas operacionais, incluindo Android, Linux, Mac, iOS, Windows, Google Fuchsia, que funcionam em desktops, dispositivos móveis e na web.
Um ano atrás, a Canonical se associou ao Google para disponibilizar o Flutter SDK no Linux como Snap, a implantação universal de software e sistema de gerenciamento de pacotes para Ubuntu `e outras distribuições Linux, permitindo aos interessados em construir belos aplicativos no desktop Linux.
Agora, a empresa por trás do Ubuntu está escrevendo outra página da história, visando o Flutter como a estrutura de UI (interface do usuário) padrão para construir seus próprios aplicativos Ubuntu, que funcionarão em uma ampla gama de hardware e configurações.
A Canonical já anunciou no mês passado que está reescrevendo seu instalador do Ubuntu para futuros lançamentos do Ubuntu no Flutter.
Isso permitirá que a Canonical forneça uma experiência de instalação consistente em todo o portfólio de produtos Ubuntu.
Ken VanDine, gerente de engenharia da Canonical para o Ubuntu Desktop, fala durante o evento online especial Flutter Engage do Google que ocorreu em 3 de março de 2021, sobre as contribuições da Canonical para o Flutter, que você pode assistir abaixo.
“Achamos que o Flutter está pronto para a tarefa, e escolhê-lo para o instalador está dizendo ao mundo que escolher o Flutter para aplicativos Linux é uma ótima escolha.”
“Flutter é a escolha padrão para futuros aplicativos de desktop e móveis criados pela Canonical.”
Essas novas contribuições incluem suporte completo a várias janelas para desktop e habilitação de suporte para plug-ins Flutter populares no Linux, incluindo suporte para Firebase, Bluetooth e conectividade de rede, notificações de desktop e muito mais.
Além disso, a Canonical também está trazendo o estilo Yaru exclusivo do Ubuntu para aplicativos para o Flutter, incentivando os desenvolvedores de aplicativos a trazer seus aplicativos para o desktop Linux.
Aqueles de vocês interessados em experimentar o Flutter para construir aplicativos para Ubuntu, podem baixar o Flutter SDK da Snap Store.