Pouco tempo depois de anunciar um Ubuntu com apenas pacotes Snap, a Canonical diz que está animada com o Ubuntu Desktop imutável.
Oliver Smith, da Canonical, escreveu em um postagem que a empresa por trás de uma das distribuições Linux mais populares está animada para explorar a ideia de um desktop Ubuntu totalmente conteinerizado e imutável em um futuro próximo.
Canonical diz que está animada com o Ubuntu Desktop imutável
Depois de anunciar no início deste ano que os futuros lançamentos do Ubuntu não serão fornecidos com suporte para aplicativos Flatpak por padrão, começando com o Ubuntu 23.04 (Lunar Lobster), a Canonical agora revela o fato de que eles planejam ir all-in com seu formato de pacote sandbox Snap e até mesmo oferecem um Ubuntu Desktop imutável.
Todos nós sabemos que existem muitos usuários do Ubuntu por aí que mudaram para outras distribuições GNU/Linux devido ao fato de que os Snaps consomem muitos recursos e às vezes não funcionam como esperado, mas a Canonical promete concentrar todos os seus esforços em melhorar os Snaps no Ubuntu Desktop em versões futuras e fornecer a maioria dos pacotes neste formato.
Oliver Smith disse que:
“Os snaps são um pouco famosos por terem algumas arestas na área de trabalho. No entanto, estamos empolgados em explorar a ideia de um desktop totalmente em contêiner, onde cada componente é imutável e isolado. Temos aprimorado constantemente a experiência dos snaps de desktop e, no devido tempo, quando pensarmos que todo o sistema pode ser entregue dessa maneira, teremos o prazer de oferecer uma versão do Ubuntu Desktop com esses novos recursos.”
Parece este é o “ano do desktop Linux imutável” à medida que mais e mais distribuições Linux consideram oferecer uma variante imutável.
O Ubuntu já tem muitas variantes oficiais com vários ambientes de desktop populares, portanto, fazer uma edição imutável do Ubuntu Desktop é algo que provavelmente atrairá mais usuários.
Para quem não sabe, uma distribuição imutável oferece sistemas de arquivos somente leitura em que nenhuma alteração pode ser feita por usuários ou aplicativos, pois os componentes são apenas substituídos, as atualizações são aplicadas atomicamente, comportamento previsível entre dispositivos e aplicativos isolados por meio de conteinerização (Flatpak, Snap , etc).
Um Ubuntu Desktop imutável oferecerá uma camada extra de estabilidade e segurança para os usuários.
No entanto, uma distribuição imutável é menos flexível e pode introduzir complexidade adicional ou até mesmo limitar o uso de aplicativos e fluxos de trabalho familiares e pode não ser compatível com determinados aplicativos.
Você usaria um Ubuntu Desktop imutável?