Uma parceria importante foi firmada, e agora, a Canonical dará suporte ao Blender para o mercado corporativo. Confira como isso funcionará.
O Blender é um dos projetos gratuitos e de código aberto capaz de competir e vencer as alternativas comerciais. É uma suíte de criação 3D para artistas e especialistas em produção de mídia.
A Canonical é a empresa que, graças à distribuição Linux Ubuntu, conseguiu se firmar no mercado corporativo fornecendo suporte profissional aos negócios e manutenção de segurança de longo prazo para soluções baseadas em software livre.
E agora, os desenvolvedores do Blender uniram forças com a Canonical para oferecer a profissionais de design e soluções de estúdios com base na versão LTS da suíte.
Canonical dará suporte ao Blender para o mercado corporativo
Sim. A Canonical dará suporte ao Blender para o mercado corporativo. No anúncio, Mark Shuttlewort, CEO da Canonical, afirmou:”
É um privilégio apoiar o Blender e o fantástico trabalho desta notável comunidade, seus fundadores e líderes. O anúncio de hoje capacita o Blender com suporte Canonical que inclui serviço completo e manutenção de segurança de longo prazo, e oferece o nível de segurança que os criadores de conteúdo profissionais do Blender precisam.”
Da Blender Foundation, quem falou foi seu presidente, Ton Roosendaal:
“A forma como a Canonical estruturou este serviço conosco é exemplar para o movimento de código aberto. Acho que vai definir um novo padrão de como grupos independentes e livres de fabricantes que realmente se preocupam com seus produtos e usuários participam do mercado e moldam o futuro da indústria.”
A Canonical irá suportar o Blender. Preços e recursos
A oferta de suporte incluirá versões do Blender LTS em distribuições Linux, Microsoft Windows e macOS.
Os engenheiros da Canonical trabalharão diretamente com os clientes para fornecer suporte técnico abrangente aos usuários, determinando, diagnosticando e resolvendo problemas o mais rápido possível.
A Canonical gerenciará todo o processo de suporte, incluindo integração com a infraestrutura de suporte do Blender.
As diferentes modalidades de suporte são:
Suporte padrão (US$ 500 por ano)
- Suporte por ticket ou telefone em dias úteis
- Primeira resposta a um problema sério em um período de no máximo 4 horas úteis.
- Segunda resposta em um período não superior a 8 horas úteis.
- Terceira resposta em um período máximo de 12 horas úteis.
- Quarta resposta em um período máximo de um dia útil.
Suporte avançado (US$ 1.000 por ano)
- Suporte por telefone ou ticket 24 horas por dia, 7 dias.
- Primeira resposta a um problema sério em um período de no máximo 1 hora.
- Segunda resposta dentro de um período não superior a 2 horas.
- Terceira resposta em um período não superior a 6 horas.
- Quarta resposta em um período não superior a 12 horas.
A Canonical irá construir e manter sua própria estrutura de serviço para o Blender, com base na plataforma Ubuntu Advanced já existente.
A receita dos serviços será parcialmente compartilhada com a fundação que irá investi-la no desenvolvimento básico do Blender e no suporte público para as versões de suporte estendido.
O projeto não terá quaisquer obrigações contratuais com os clientes que concordam com a Canonical.
A Blender Foundation está confiante de que a parceria com a Canonical a ajudará a cumprir sua missão declarada em 2020.
“Colocar a melhor tecnologia 3D do mundo nas mãos dos artistas como software de código aberto/gratuito e fazer coisas incríveis com ela.”
Esperemos que desta forma o Blender possa resolver um dos problemas mais sérios que afetam diferentes projetos independentes de software livre.
Embora o Blender tenha desempenho igual ou melhor do que as alternativas proprietárias, a falta de uma oferta de suporte comercial o impediu de aumentar ainda mais sua base de usuários corporativos.
A disponibilidade de suporte é um dos aspectos que as empresas levam em consideração na hora de escolher um produto. É também uma excelente alternativa de negócios para a Canonical. Embora tenha tido sucesso em serviços corporativos, especialmente em serviços de nuvem, este é um mercado onde a Red Hat tem uma liderança clara.
Por outro lado, agora que Canonical dará suporte ao Blender para o mercado corporativo, fornecer suporte comercial a projetos de software livre é um serviço totalmente novo.