A Canonical corrigiu falhas de inicialização no Ubuntu 18.04 e 16.04 LTS. Confira os detalhes desse update e atualizem o mais rápido possível.
- Como instalar o poderoso utilitário de rede Nmap no Linux
- Como instalar o módulo de segurança do Banco Itaú no Linux
- Como instalar o app de backup Kopia no Linux via AppImage
A Canonical lançou no último final de semana novas atualizações do kernel do Linux para usuários do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) para corrigir uma regressão que estava causando falhas de inicialização em algumas máquinas.
No início deste mês, em 2 de julho, a Canonical lançou uma atualização de segurança do kernel Linux para usuários do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), abordando um total de seis vulnerabilidades de segurança, uma das quais introduziu uma regressão que também acabou causando falhas de inicialização, embora não tenha se limitado apenas aos processadores AMD, mas também às máquinas Intel.
Cerca de duas semanas atrás, a Canonical corrigiu essa regressão na série de sistemas operacionais Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr).
Canonical corrigiu falhas de inicialização no Ubuntu 18.04 e 16.04 LTS
Agora, a empresa lançou novas atualizações de kernel para corrigir a regressão, causando falhas de inicialização em máquinas de 64 bits, bem como para processadores OEM e sistemas em execução no Amazon Web Services (AWS). Azure, Google Cloud Platform (GCP) e outros ambientes de nuvem.
De acordo com o alerta de segurança:
“O USN-3695-1 corrigiu vulnerabilidades no kernel do Linux para o Ubuntu 18.04 LTS. Infelizmente, a correção para o CVE-2018-1108 introduziu uma regressão em que a entropia precoce insuficiente impedia que os serviços fossem iniciados, levando, em algumas situações, a uma falha na inicialização. Esta atualização soluciona o problema. Pedimos desculpas pelo inconveniente.”
Como a Canonical permite que usuários de versões anteriores do Ubuntu LTS utilizem o kernel Linux de versões mais recentes do Ubuntu LTS, o patch para a referida regressão causando falhas de inicialização, também está disponível para usuários do Ubuntu 16.04.4 LTS (Xenial Xerus) que possuem o kernel HWE (Hardware Enablement) do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) instalado por padrão.
Todos os usuários do Ubuntu 18.04 LTS e do Ubuntu 16.04 LTS devem atualizar suas instalações para as novas versões do kernel do Linux que estão disponíveis nos principais repositórios de software o mais rápido possível e reiniciar seus computadores após uma instalação bem-sucedida.
Enquanto os usuários do Ubuntu 18.04 LTS precisam atualizar para o linux-image 4.15.0-29.31, os usuários do Ubuntu 16.04.4 LTS devem atualizar para o linux-image 4.15.0-29.31~16.04.1.