Canonical conseguiu diminuir em 50% o tempo de início do Firefox Snap

Ciente que precisa melhorar carregamento do navegador da Mozilla, a Canonical conseguiu diminuir em 50% o tempo de início do Firefox Snap.

Os engenheiros da Canonical continuam sua busca para melhorar o tempo de inicialização da versão Snap do Mozilla Firefox que é usada por padrão no Ubuntu 22.04 LTS.

Com as melhorias mais recentes agora lançadas no Firefox Snap, eles estão vendo uma redução de cerca de 50% no tempo de início do navegador da web.

Canonical conseguiu diminuir em 50% o tempo de início do Firefox Snap

Canonical conseguiu diminuir em 50% o tempo de início do Firefox Snap

A Canonical vem fazendo várias melhorias para resolver o horário de início notoriamente ruim para o Firefox Snap que é usado como o pacote padrão do Firefox na versão atual do Ubuntu.

Com as melhorias mais recentes, eles estão vendo “uma redução média de 50% no tempo de início após uma nova instalação em comparação com o Firefox 101, consistente em várias distribuições e plataformas”.

A grande redução do tempo de início ocorre graças a uma mudança do Mozilla para copiar apenas um local/pacote de idioma por vez na inicialização, em vez de tentar copiar todos os pacotes de idioma na primeira inicialização.

A localidade copiada é baseada na configuração do sistema em vez de copiar todas elas para gerar uma inicialização inicial muito mais rápida.

Além disso, o tempo de início foi reduzido ao mudar o tema GNOME e GTK Snaps para LZO de XZ ajudou a melhorar o desempenho.

A Canonical já mudou para a compactação LZO para o Firefox Snap, enquanto agora os Snaps de tema GNOME e GTK usados ​​pelo Firefox também usam a mesma técnica de compactação para descompactação/inicialização mais rápida.

Em seguida, a Canonical está analisando o suporte à descompactação multithread, abordando a renderização de software usada pelo Firefox no Raspberry Pi e explorando o pré-cache.

Mais detalhes sobre o progresso mais recente do Firefox Snap através do blog do Ubuntu.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile