A Canonical anunciou o novo sistema operacional Minimal Ubuntu para nuvens públicas e Docker Hub. Confira os detalhes dessa novidade.
- Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak
- Como instalar o Libreflix Desktop no Linux via Snap
- Instale o Udeler para baixar os vídeos de cursos da Udemy
Projetado para fornecer um pequeno footprint e seleção de pacotes, o novo sistema operacional Minimal Ubuntu foi projetado e otimizado para uso automatizado pelas massas em nuvens públicas e no Docker Hub, prometendo oferecer aos usuários segurança de ponta, excelente desempenho, estabilidade e confiabilidade em todos os momentos.
Se você quiser usar a menor imagem de base do Ubuntu para operações automatizadas na nuvem em nuvens públicas, você precisa usar o novo sistema operacional Minimal Ubuntu, que é mais de 50% menor que a imagem padrão do Ubuntu Server e oferece uma inicialização até 40% mais rápida.
Sobre isso, Paul Nash, Group Product Manager do Google Cloud, disse o seguinte:
“O tamanho reduzido do Minimal Ubuntu, quando implantado com o rápido provisionamento de VM da GCE, ajuda a proporcionar tempos de inicialização drasticamente aprimorados, tornando-os uma ótima opção para desenvolvedores que desejam criar seus aplicativos no Google Cloud Platform.”
Minimal Ubuntu será compatível com a base de pacotes padrão do Ubuntu
Sim, o Minimal Ubuntu permanece totalmente compatível com a base de pacotes padrão do Ubuntu, o que significa que os usuários poderão instalar qualquer pacote que quiserem nos repositórios oficiais do Ubuntu e executar qualquer operação padrão do Ubuntu.
Para completar, o Minimal Ubuntu é alimentado por um kernel otimizado para KVM.
Duas versões do novo sistema operacional Minimal Ubuntu estão disponíveis para download em várias nuvens públicas populares, como Amazon EC2 e Google Compute Engine (GCE), no Amazon Web Services (AWS) e no Google Cloud, bem como no LXD pure-container hypervisor da Canonical e soluções OpenStack baseadas em KVM.
Além disso, há uma imagem do Docker disponível para o Minimal Ubuntu 18.04 LTS, que pesa apenas 29MB de tamanho e pode ser usada por desenvolvedores como um ponto de partida de contêiner altamente eficiente para implantar aplicativos contêineres com várias nuvens.
Ele pode ser usado no Docker Hub para fluxos de trabalho modernos do Docker, ao lado do Kubernetes.
Para mais detalhes sobre o Minimal Ubuntu, leia o anúncio de lançamento.