Canonical anunciou o kernel contínuo para o Ubuntu da AWS

Para tornar as atualizações mais rápidas, a Canonical anunciou o kernel contínuo para o Ubuntu da AWS. Confira os detalhes dessa novidade.

Até agora, as imagens do Ubuntu para a AWS (Amazon Web Services) usavam um kernel normal do Linux, que era atualizado sempre que uma nova atualização de segurança estava disponível.

Canonical anunciou o kernel contínuo para o Ubuntu da AWS
Canonical anunciou o kernel contínuo para o Ubuntu da AWS

Agora, a Canonical anunciou que o kernel padrão do Linux no Ubuntu 18.04 LTS AMIs (Amazon Machine Images) está mudando para um modelo de kernel contínuo.

Canonical anunciou o kernel contínuo para o Ubuntu da AWS

Com o novo modelo rotativo, o kernel nas imagens do Ubuntu AWS obtém todas as correções mais recentes, ajustes de desempenho e patches de segurança do upstream, assim que disponíveis.

Sobre isso, a Canonical disse que:

“O modelo do kernel do Ubuntu fornece as mais recentes correções de bugs upstream e melhorias de desempenho em relação ao agendamento de tarefas, agendamento de E/S, redes, convidados de hipervisor e contêineres para nossos usuários. A Canonical vem seguindo esse modelo em outros ambientes de nuvem já há algum tempo e descobriu que é uma excelente maneira de oferecer esses benefícios enquanto continua a fornecer estabilidade no nível LTS.”

Como começar com um kernel contínuo nas AMIs do Ubuntu
A partir de hoje, o modelo do kernel rotativo está sendo aplicado às Amazon Machine Images do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), que atualizará os usuários do kernel normal Linux 4.15 para o kernel Linux 5.0 da versão Ubuntu 19.04 (Disco Dingo), que está disponível para preview como o kernel linux-aws-edge e é recomendado apenas para implantações que não são de produção.

Aqueles que desejam instalar o kernel do Linux 5.0 em suas máquinas Ubuntu AWS precisam executar os comandos abaixo na janela do terminal.

ubuntu@ip-yyy-yyy-yyy-yyy$ sudo apt update
ubuntu@ip-yyy-yyy-yyy-yyy$ sudo apt install -y linux-aws-edge

Após uma instalação bem-sucedida, você deve reiniciar a máquina com o comando listado abaixo:

ubuntu@ip-yyy-yyy-yyy-yyy$ sudo reboot

E, após a reinicialização, poderá ver qual kernel está executando com o comando definido abaixo.

ubuntu@ip-yyy-yyy-yyy-yyy$ uname -r

Se você não deseja usar o kernel rotativo e deseja voltar ao kernel normal do Ubuntu 18.04 LTS, tudo o que você precisa fazer é executar os comandos listados abaixo, seguidos por uma reinicialização.

ubuntu@ip-yyy-yyy-yyy-yyy$ sudo apt update
ubuntu@ip-yyy-yyy-yyy-yyy$ sudo apt install linux-aws-lts-18.04

É isso aí! Devemos observar, porém, que os dois modelos de kernel oferecem o mesmo nível de qualidade e padrões de durabilidade que a Canonical fornece para todos os seus kernels.

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 237
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.