Mark Shuttleworth afirmou que a Canonical ampliará o suporte do Ubuntu 18.04 LTS a até 10 anos. Conheça um pouco mais sobre o assunto e entenda melhor.
- Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak
- Como instalar o Libreflix Desktop no Linux via Snap
- Instale o Udeler para baixar os vídeos de cursos da Udemy
O suporte que a Canonical dá à sua distribuição Ubuntu é maior nas versões LTS (long term support). Agora, parece que a empresa quer aumentar ainda mais esse suporte, para ganhar a preferência nas empresas.
Canonical ampliará o suporte do Ubuntu 18.04 LTS a até 10 anos
Durante sua palestra no OpenStack Summit, Mark Shuttleworth afirmou que a Canonical ampliará o suporte do Ubuntu 18.04 LTS a até 10 anos.
Ele disse:
“Também tenho o prazer de anunciar que o Ubuntu 18.04 será suportado por 10 anos completos. Em parte por causa dos horizontes de tempo muito longos em algumas dessas indústrias, serviços financeiros e telecomunicações, mas também na IoT, onde estão sendo implantadas linhas de fabricação que estarão em produção por pelo menos uma década.”
Claro, ele não falou apenas disso, ele falou sobre muitas outras coisas. Mas, na ausência da Canonical esclarecendo os detalhes, vale mencionar a palestra de Mark Shuttleworth no OpenStack Summit, pois essa é a principal fonte de informações sobre esse assunto no momento.
Para entender melhor o assunto é preciso rever como funciona o suporte do Ubuntu:
- As versões LTS do Ubuntu oferecem cinco anos de suporte, mas apenas na edição server. A edição desktop tem três anos, embora os dois restantes ainda seja cobertos com entregas de atualizações de segurança relacionadas ao kernel e ao software básico do sistema.
- Além disso, as versões LTS incluem, desde o ano passado, a possibilidade de ingressar no programa de Manutenção de Segurança Estendida (ESM, ou Extended Security Maintenance), um novo serviço pago que fornece atualizações de segurança por pelo menos mais um ano.
Com isto em mente, Mark Shuttleworth, subiu ao palco da Cúpula OpenStack com uma pérola: Ubuntu 18.04 LTS iria ampliar o seu suporte até os 10 anos, como dissemos ontem, para recuperar o atraso em relação ao que seus concorrentes já oferecem (Red Hat e SUSE com RHEL e LES), embora estes dois também têm uma extensão do serviço até 13 anos.
A questão é, os 10 anos de suporte do Ubuntu 18.04 LTS, quais edições você considera? A única coisa que Shuttleworth diz é que eles fazem isso para facilitar a manutenção da infraestrutura em certas indústrias, como a financeira ou a Internet das coisas. Nada mais.
Tudo parece indicar que a edição desktop não está incluída nesta extensão do suporte, mas a medida é voltada para a edição é para servidores?
A verdade é que nada ainda está muito claro. Então, até que a Canonical se manifeste oficialmente sobre o assunto, tudo se resume a especulação.
Vamos aguardar mais informações, e quando elas estiverem disponíveis, publicarei algo aqui no Blog. Fiquem de olho!
O que está sendo falado no blog
- Google leva a função visão noturna para todos os telefones Pixel
- Slax 9.6 lançado – Confira as novidades e veja onde baixar
- Ultimate Edition Gamers 6 lançado – Confira as novidades e baixe
- Red Hat Enterprise Linux 8 Beta lançado – Confira as novidades e baixe
- Mesa 18.2.5 lançado com correções para o Direct3D 9 State Tracker
- Deepin 15.8 lançado com Centro de Controle repaginado