Canonical adicionará suporte ao WireGuard ao Ubuntu 20.04 LTS

Mesmo com o próximo Ubuntu sendo lançado com o kernel 5.4, a Canonical adicionará suporte ao WireGuard ao Ubuntu 20.04 LTS. Entenda como isso será feito!

O Ubuntu 20.04 LTS Focal Fossa é a versão do sistema operacional da Canonical que está atualmente em desenvolvimento. E no momento, o kernel que você está usando é a versão 5.4, mas a versão final do sistema provavelmente usará o kernel 5.5.

Canonical adicionará suporte ao WireGuard ao Ubuntu 20.04 LTS

Já o kernel 5.6 adicionou suporte oficial ao WireGuard, mas é improvável que o Focal Fossa use essa versão do kernel. Isso significa que o Ubuntu 20.04 não suporta esse protocolo de segurança? Na verdade, Não!

A Canonical geralmente inclui um kernel em seu sistema operacional e, em seguida, eles próprios são responsáveis ​​por mantê-lo e atualizá-lo sempre que necessário.

O Ubuntu 20.04 deve chegar com um kernel que não suporta oficialmente o WireGuard, mas um trabalho já está sendo feito para que o Focal Fossa o suporte.

Ou seja, a empresa de Mark Shuttleworth adicionará suporte trazendo-o do kernel 5.6, ou é essa a intenção.

Canonical adicionará suporte ao WireGuard ao Ubuntu 20.04 LTS

Em teoria, trazer o WireGuard para o kernel 5.4 atualmente usado pelo Focal Fossa é uma tarefa simples, porque o software usa um módulo que é compatível há anos.

Portanto, embora o Ubuntu 20.04 LTS acabe usando um kernel não suportado, o WireGuard funcionará nesta versão.

É mais do que provável que a Canonical tenha decidido fazer o “esforço”, entre aspas, porque a próxima versão do seu sistema operacional será uma versão LTS ou Long Term Support que será suportada por 5 anos.

O Ubuntu 20.04 LTS Focal Fossa está programado para 23 de abril. Além do suporte ao WireGuard, ele virá com outras mudanças interessantes, como um tema atualizado, a eliminação do aplicativo Amazon ou outras boas novidades.

Usuários interessados ​​em instalar ferramentas WireGuard, é necessário saber que elas estão disponíveis em repositórios oficiais, para que possam ser instaladas a partir do terminal sudo apt install wireguard ou da central de software.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 269

Sair da versão mobile