E foi lançado o Canaima 7.2 com novas opções de desktop, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Canaima GNU/Linux é a interessante distribuição venezuelana de Software Livre, baseada na distribuição mãe Debian GNU/Linux.
Isso porque é uma das poucas distribuições no mundo, que tem suporte oficial de um Estado (Governo), e é amplamente utilizada em computadores de trabalho, estudo e domésticos.
Também se caracteriza por oferecer um sistema operacional leve e útil para computadores antigos com poucos recursos de HW.
Portanto, geralmente oferece arquivos ISO de 32 bits com ambientes de desktop leves, como XFCE, LXDE, Mate. Embora, eles também ofereçam imagens ISO de 64 bits com GNOME e Plasma para computadores mais modernos e ricos em recursos.
Atualmente, essa distribuição Linux em sua série 7.X é baseada no Debian 11 (Bullseye), então, com certeza, a qualquer momento no próximo ano, eles podem lançar uma nova série 8, baseada no Debian 12 Bookworm.
Desde então, o referido projeto se caracteriza por oferecer um sistema operacional sólido, estável e seguro sob uma base Debian que geralmente é uma versão inferior à atual, ou seja, geralmente utiliza uma base Debian antiga e estável (OldStable).
Agora, foi lançado o Canaima 7.2.
Novidades do Canaima 7.2
O Canaima GNU/Linux vem com os desktops GNOME, XFCE, KDE Plasma, LXDE e Mate, sendo este último uma novidade no sistema para a versão 7.2 com o objetivo de que usuários que possuam uma máquina com poucos recursos possam fazer uso do Canaima GNU/Linux sem qualquer problema.
Para esta versão do “Canaima 7.2” além de todos os pacotes instalados atualizados, as novidades mais destacadas são as seguintes:
- Incorporação de imagens ISO para Desenvolvedores (Dev), que incorpora ferramentas ideais para programadores, estudantes e amantes da informática.
- Incorporação de imagens ISO mínimas ou básicas (Base), voltadas para sua utilização em equipamentos servidores. Para isso, inclui aplicativos e serviços que facilitam o trabalho de configuração e utilização de servidores, por profissionais e usuários avançados.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Canaima 7.2
A imagem ISO do Canaima 7.2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux