Para impedir aumento de roubos de carros, o Canadá proibirá o Flipper Zero e dispositivos semelhantes, que são usado nesse tipo de atividade.
O Flipper Zero é uma ferramenta de teste de caneta portátil e programável que ajuda a experimentar e depurar vários hardwares e dispositivos digitais em vários protocolos, incluindo RFID, rádio, NFC, infravermelho e Bluetooth.
O governo canadense planeja proibir o Flipper Zero e dispositivos semelhantes depois de marcá-los como ferramentas que os ladrões podem usar para roubar carros.
Canadá proibirá o Flipper Zero e dispositivos semelhantes
Os usuários têm demonstrado os recursos do Flipper Zero em vídeos compartilhados online desde seu lançamento, mostrando sua capacidade de realizar ataques de repetição para destravar carros, abrir portas de garagem, ativar campainhas e clonar várias chaves digitais.
“Os criminosos têm usado ferramentas sofisticadas para roubar carros. E os canadenses estão preocupados com razão”, tuitou o ministro da Indústria canadense, François-Philippe Champagne, na quarta-feira.
“Hoje anunciei que estamos proibindo a importação, venda e uso de dispositivos de hackers de consumo, como flippers, usados para cometer esses crimes.”
O anúncio de Champagne ocorre após uma cúpula nacional sobre o combate ao roubo de automóveis, organizada esta semana pelo governo do Canadá em Ottawa, Ontário.
De acordo com o governo canadiano, cerca de 90.000 veículos (ou um carro a cada seis minutos) são roubados todos os anos, sendo que o roubo de automóveis resulta em perdas anuais de mil milhões de dólares, incluindo custos de seguros para reparação e substituição de carros roubados.
Os números partilhados pelo governo canadiano ao descrever o aumento do roubo de automóveis que actualmente afecta o Canadá alinham-se com os dados mais recentes partilhados pela agência governamental Statistics Canada, que mostra um número crescente de relatórios de roubo de automóveis desde 2021.
A polícia canadense também informou que o roubo de veículos motorizados teve o impacto mais significativo no aumento do Índice Nacional de Gravidade do Crime em 2022.
O departamento de Inovação, Ciência e Desenvolvimento Econômico (ISED) do governo canadense (e o regulador da indústria e comércio do país) afirma que:
“buscará todos os meios para proibir dispositivos usados para roubar veículos, copiando os sinais sem fio para entrada remota sem chave, como o Flipper Zero, o que permitiria a remoção desses dispositivos do mercado canadense através da colaboração com agências de aplicação da lei.”
Dispositivos Flipper: Carros fabricados após a década de 1990 são seguros
Enquanto o governo canadense insiste que o Flipper Zero é uma das razões por trás do atual aumento de roubos de carros no país, a Flipper Devices, a empresa por trás dos dispositivos, diz que o gadget não pode ser usado para roubar veículos fabricados nos últimos 24 anos.
“O Flipper Zero não pode ser usado para sequestrar nenhum carro, especificamente aqueles produzidos após a década de 1990, uma vez que seus sistemas de segurança têm códigos rolantes”, disse o COO da Flipper Devices, Alex Kulagin.
“Além disso, seria necessário bloquear ativamente o sinal do proprietário para captar o sinal original, o que o hardware do Flipper Zero é incapaz de fazer.”
“O Flipper Zero destina-se a testes e desenvolvimento de segurança e tomamos as precauções necessárias para garantir que o dispositivo não possa ser usado para fins nefastos.”
A Amazon também proibiu a venda do Flipper Zero desde abril de 2023 por ser um dispositivo de skimming de cartões, depois que a Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil começou a apreender as compras recebidas do Flipper Zero em março de 2023 devido ao seu suposto uso por criminosos.