Para melhorar a qualidade das fotos no Android, tiradas por aplicativos de terceiros, o Google está lançado a API CameraX. Conheça melhor essa novidade.
Temos um hardware de câmera melhor a cada ano e isso se transforma em ótimas câmeras para smartphones. Mas, às vezes, mesmo com um ótimo hardware no papel, os telefones ainda nos deixam um pouco decepcionados, especialmente em comparação com, digamos, um iPhone com hardware inferior que ainda consegue permanecer competitivo.
Bem, muito disso também se resume ao software. Se um aplicativo não puder tirar proveito total do hardware do telefone, você obterá fotos de má qualidade. Basta dar uma olhada no Snapchat no Android vs iOS.
Agora, a nova API de câmera do Google, CameraX, quer resolver isso.
CameraX irá melhorar a qualidade das fotos no Android
As próprias câmeras do Google nos telefones Pixel são um exemplo perfeito de um ótimo software que realmente impulsiona o hardware.
Os telefones Pixel nem sempre têm hardware melhor, mas até o Pixel 4 eles tiravam fotos extremamente competitivas e tipicamente melhores que a concorrência, e muito disso vinha do aprendizado de máquina e aprimoramentos de IA no final do software.
Mas mesmo com o software do Google gerando fotos excelentes, isso não fez muito para outros aplicativos. O Pixel Visual Core apareceu e prometeu melhorias, mas sinceramente, nunca conseguimos muito disso.
Portanto, temos telefones Android tirando fotos que deixam as DSLRs com ciúmes, mas assim que você entra no Instagram ou no Snapchat, elas ficam embaçadas e granuladas.
É exatamente isso que o CameraX deve corrigir.
É uma nova API adicionada à biblioteca de suporte do Jetpack do Google e promete permitir que os desenvolvedores continuem adicionando recursos e acessando hardware em telefones e versões mais recentes do Android, mantendo a compatibilidade com dispositivos e software mais antigos.
Isso tem algumas vantagens sobre a solução antiga do Google com a API Camera2 do Android.
Deverá, principalmente, resolver quaisquer problemas com a compatibilidade de dispositivos específicos, pois é uma API única para todos os dispositivos Android.
Ela também ajuda a estender recursos específicos do dispositivo para aplicativos de terceiros, se o fabricante do dispositivo abrir os recursos da câmera para a API.
Isso significa que, no papel, se a Samsung ou a Motorola permitir que o CameraX acesse o modo retrato ou zoom do hardware, teoricamente você poderá usar esses recursos em aplicativos de terceiros. Legal certo?
Bem, como a maioria das coisas com o Android, isso não é um requisito.
Se a Samsung não deseja permitir que aplicativos de terceiros usem alguns de seus próprios recursos de câmera, bem, não há nada que você possa fazer.
É totalmente opcional para OEMs. A OPPO diz que está planejando apoiá-lo, e todos os dispositivos Pixel futuros (incluindo o Pixel 4) suportam essas novas extensões CameraX.
Mas se todo mundo comprar, isso criaria essencialmente um sistema de extensões completas para o ecossistema de câmeras do Android, permitindo que determinados telefones realizassem alguns truques bem legais em outros aplicativos.
Isso também exige algumas das tarefas pesadas dos desenvolvedores e deve manter mais aplicativos disponíveis em todos os dispositivos.
- Como instalar o emulador arcade RetroArch no Ubuntu
- Como instalar o jogo Cows Revenge no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu