E foi lançado o Cambalache 0.10.0 com melhorias de suporte e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Cambalache se posiciona como uma ferramenta de desenvolvimento rápido de interface para GTK 3 e GTK 4 usando o paradigma MVC e a importantíssima filosofia do modelo de dados.
Também é importante mencionar que o código do projeto está escrito em Python e está disponível sob a licença GPLv2.
Ao contrário do Glade, o Cambalache fornece suporte para a manutenção de várias interfaces de usuário em um projeto.
Cambalache não depende de GtkBuilder e GObject, mas fornece um modelo de dados que está em conformidade com o sistema de tipos GObject.
O modelo de dados pode importar e exportar várias interfaces ao mesmo tempo, suporta objetos, propriedades e sinais do GtkBuilder, fornece uma pilha de rollback (desfazer/refazer) e a capacidade de compactar o histórico de comandos.
O utilitário cambalache-db é fornecido para gerar um modelo de dados a partir de arquivos gir e o utilitário db-codegen é fornecido para gerar classes GObject a partir de tabelas de modelo de dados.
Recentemente, foi anunciado o lançamento da nova versão do projeto Cambalache 0.10.0 e nesta nova versão foram feitas várias melhorias, que se traduzem em melhorias de suporte tanto para bibliotecas, trabalho com objetos, como também na tradução da ferramenta para alguns idiomas, entre outras coisas.
Novidades do Cambalache 0.10.0
Nesta nova versão do Cambalache 0.10.0, destaca-se que foi adicionado suporte para as bibliotecas libAdwaita e libHandy, que oferecem um conjunto de componentes para projetar a interface do usuário de acordo com as diretrizes GNOME HIG.
Outra mudança que se destaca no Cambalache 0.10.0 é que foi adicionado suporte para definir novos objetos diretamente (Inline) em um bloco com as propriedades de outro objeto, sem usar links.
Além disso, também podemos descobrir que foi adicionado suporte para definir um tipo filho especial, usado, por exemplo, no widget de título da janela, bem como suporte para reorganizar as posições dos elementos filho.
Você também descobrirá que no Cambalache 0.10.0 o suporte de sinalizador e tipo enumerado foi adicionado para GdkPixbuf, Pango, Gio, Gdk e Gsk e suporte aprimorado de espaço de trabalho para GtkMenu, GtkNotebook, GtkPopover, GtkStack, GtkAssistant, GtkListBox, GtkMenuItem e GtkCenterBox.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- Adicionada a tradução da interface para o ucraniano.
- Novos editores de propriedades são propostos.
- Melhore a funcionalidade da área de transferência
- Novos editores de propriedades para propriedades de nome e cor do ícone.
Para saber mais sobre essa versão do Cambalache, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Cambalache
Para quem tem interesse em poder trabalhar com esta ferramenta, deve saber que existem duas formas de tê-la em seu sistema, uma delas é baixando o código fonte do Cambalache e com o qual não é necessário instalar o tool, enquanto a outra opção e que acho bem mais confortável é com a ajuda dos pacotes Flatpak.
Também é importante mencionar que vale ressaltar que o Python deve estar instalado.
No primeiro caso, que não requer instalação, é baixando o código fonte da ferramenta. Podemos fazer isso abrindo um terminal e nele vamos digitar o seguinte comando:
git clone https://gitlab.gnome.org/jpu/cambalache.git
Agora para poder executar a ferramenta basta digitar:
./run-dev.py
Finalmente, em relação ao outro método é que é com a ajuda de pacotes Flatpak, basta
Como instalar a ferramenta Cambalache no Linux via Flatpak