Calligra 3.2 lançada com melhor interoperabilidade com o LibreOffice

E foi lançada a suíte office Calligra 3.2 com melhor interoperabilidade do LibreOffice e mais. Confira as novidades e veja como instalar!

Calligra é uma pacote de aplicativos de escritório semelhante ao LibreOffice ou OpenOffice, que normalmente está disponível no Kubuntu e outros sistemas Linux baseados no KDE.

Calligra 3.2 lançada com melhor interoperabilidade com o LibreOffice
Calligra 3.2 lançada com melhor interoperabilidade com o LibreOffice

Calligra contém os seguintes aplicativos: Words, Stage, Sheets, Flow e Kexi (aplicativos de escritório), Krita e Karbon (manipulação de gráficos) e o Plan (gerenciamento de projetos).

Agora, o Calligra 3.2 foi lançado com vários novos recursos, melhorias e melhor compatibilidade com o pacote de escritório do LibreOffice.

Novidades do Calligra 3.2

Dois anos depois, o Calligra 3.2 “Gemini” finalmente chegou e foi projetado especificamente para dispositivos 2-em-1, como laptops com telas sensíveis ao toque que podem funcionar como tablets.

A versão do Calligra 3.2 atualiza o aplicativo de desenho vetorial Karbon para oferecer suporte a documentos de várias páginas, além de permitir que os usuários importem documentos PDF com várias páginas e exportem documentos que contenham várias páginas para uma imagem, permitindo que você escolha qual página exportar.
Calligra 3.2 lançada com melhor interoperabilidade com o LibreOffice
A barra de ferramentas de Karbon também recebeu alguma atenção nesta versão, permitindo que os usuários com telas pequenas possam rolar a tela quando muitas ferramentas estão sendo usadas.

O aplicativo de diagramação e fluxograma de fluxo foi desativado, pois o Karbon agora pode executar todas as suas funções.

O editor de apresentações do Stage também foi atualizado para permitir que os usuários alternem as margens da página, melhorem as animações sequenciais e paralelas e adicionem suporte à transição automática de slides. Estão disponíveis dois modos de transição de slides, manual e automático.
Calligra 3.2 lançada com melhor interoperabilidade com o LibreOffice
Enquanto os usuários do modo manual devem ativar a transição e as animações de slides manualmente, o que significa que qualquer efeito de página sempre será executado, no modo automático, eles são ativados automaticamente após um tempo selecionado pelo usuário.

Esta versão também traz várias outras pequenas melhorias e correções.

Por exemplo, todas as páginas de boas-vindas foram portadas para Kirigami, tornando todo o conjunto de escritórios mais estável, confiável e moderno.

Além disso, a compatibilidade do LibreOffice foi aprimorada no aplicativo de processador de texto Words.

A exibição por toque foi atualizada para aceitar ainda mais eventos por toque, e a opção que os usuários podem usar para alternar entre as visualizações por toque e pela área de trabalho deve funcionar melhor nesta versão.

Para saber mais sobre essa versão do Calligra, consulte o registro de alterações completo.

Como instalar ou atualizar o Calligra 3.2

Você pode baixar o Calligra 3.2 dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição Linux favorita nos próximos dias. Verifique também o site oficial para obter mais detalhes sobre como instalar o Calligra.

Ou

Para instalar a versão mais recente do Calligra nno Ubuntu e sistemas derivados, use esse tutorial:
Outra alternativa ao Office: instale o Calligra Suíte no Ubuntu

O que está sendo falado no blog

Post Views: 361

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.