Calibre 7.23 lançado com várias melhorias

E foi o 7.23 com , e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Calibre é um projeto de código aberto e multiplataforma, que tem como objetivo fornecer uma plataforma completa para a gestão, edição, visualização e compartilhamento de livros digitais ou como alguns chamam, ebooks.

Com o aplicativo Calibre é possível fazer o gerenciamento de livros digitais em formatos populares como ebup, CBZ, mobi, FB2 e etc, além de converter vários livros digitais e sincronizá-los no leitor de ebook e dispositivos móveis com facilidade, graças a uma interface simples e funcional

O Calibre é popular por um motivo: é poderoso e funciona no Windows, macOS e Linux. Na verdade, não há nada tão amplo ou tão caracterizado quanto o Calibre em qualquer sistema (que eu saiba).

Se você está apenas atrás de um leitor de e-books limpo e descomplicado para Linux, recomendo usar o Foliate.

Mas para qualquer outra coisa relacionada ao eBook, seja remover eBooks pagos de DRM, converter ePub em um formato diferente, editar metadados ou arte da capa, sincronizar com dispositivos populares – o Calibre está em uma classe à parte.

Agora, o criador do Calibre, Kovid Goyal, lançou hoje uma nova versão principal deste popular software de gerenciamento de e-books de código aberto, o .

Novidades do Calibre 7.23

Calibre 7.23 lançado com várias melhorias
Calibre 7.23 lançado com várias melhorias

Calibre 7.23 vem carregado com várias melhorias notáveis ​​projetadas para tornar a experiência do usuário ainda mais intuitiva e eficiente.

Para começar, um dos novos recursos mais práticos é a funcionalidade aprimorada do servidor de conteúdo. Ao clicar nos três pontos no canto superior direito da página de um livro, os usuários agora têm uma maneira direta de gerenciar os arquivos de dados associados a esse título.

Além disso, no Calibre 7.23 a caixa de diálogo Editar metadados atualizada eleva o processo de revisão de imagens de capa.

Clicar com o botão direito do mouse em uma capa agora permite que o leitor visualize a imagem em uma janela pop-up maior, garantindo que os usuários possam inspecionar os detalhes sem forçar os olhos.

Outra adição bem-vinda envolve o navegador de tags. No Calibre 7.23, os usuários podem ativar uma opção que restaura a árvore do navegador de tags para o mesmo ponto que ocupava quando a biblioteca foi fechada pela última vez.

Além disso, novas opções foram introduzidas para importar e exportar modelos armazenados na seção Preferências/funções de modelo — um recurso atraente para leitores que desejam manter formatação e estrutura consistentes em vários dispositivos ou bibliotecas.

Junto com essas melhorias, a equipe também introduziu várias melhorias de qualidade de vida em caixas de diálogo usadas para editar colunas contendo conjuntos fixos de valores, bem como a capacidade de resolver links doi.org ao colar identificadores.

Embora se concentre principalmente em melhorias, esta versão também aborda alguns bugs que afetam certos usuários. Por exemplo, alguns arquivos HTMLZ encontraram problemas quando abertos no Visualizador, que agora foram resolvidos.

O plugin de metadados da Amazon também recebeu uma para acomodar mudanças na marcação de resultados de pesquisa do varejista online, garantindo recuperação confiável de dados para títulos listados na Amazon.

Por último, mas não menos importante, o Calibre 7.23 apresenta novas fontes de notícias, incluindo Le Canard Enchaîné com curadoria da Kabonix, ao mesmo tempo em que melhora as existentes, como The Economist, Irish Times, Popular Science e ACM Queue.

Essas ofertas expandidas garantem que os usuários possam acompanhar uma gama mais ampla de conteúdo jornalístico confiável e diversificado diretamente em seu ambiente de leitura.

Confira o changelog completo para obter mais detalhes.

Como instalar ou atualizar

Você pode baixar a versão mais recente do Calibre agora mesmo no site oficial.

Os binários são fornecidos para sistemas de 32 e 64 bits, juntamente com as fontes, se você quiser compilá-lo. Obviamente, você também poderá instalar a nova versão do Calibre a partir dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita nos próximos dias.

Para instalar a versão mais recente do Calibre nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o gerenciador de eBooks Calibre no Linux via Flatpak
Como instalar o Calibre no Linux de um jeito simples

Os usuários do Linux também podem instalar a versão mais recente executando o seguinte comando em um terminal. Isso baixa o script de instalação oficial do Calibre que, por sua vez, busca o binário mais recente e o instala no diretório relevante:

sudo -v && wget -nv -O- https://download.calibre-ebook.com/linux-installer.sh | sudo sh /dev/stdin
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.