Calibre 7.22 lançado com melhorias e novos recursos

E foi lançado o Calibre 7.22 com melhorias e novos recursos, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Calibre é um projeto de código aberto e multiplataforma, que tem como objetivo fornecer uma plataforma completa para a gestão, edição, visualização e compartilhamento de livros digitais ou como alguns chamam, ebooks.

Com o aplicativo Calibre é possível fazer o gerenciamento de livros digitais em formatos populares como ebup, CBZ, mobi, FB2 e etc, além de converter vários livros digitais e sincronizá-los no leitor de ebook e dispositivos móveis com facilidade, graças a uma interface simples e funcional

O Calibre é popular por um motivo: é poderoso e funciona no Windows, macOS e Linux. Na verdade, não há nada tão amplo ou tão caracterizado quanto o Calibre em qualquer sistema (que eu saiba).

Se você está apenas atrás de um leitor de e-books limpo e descomplicado para Linux, recomendo usar o Foliate.

Mas para qualquer outra coisa relacionada ao eBook, seja remover eBooks pagos de DRM, converter ePub em um formato diferente, editar metadados ou arte da capa, sincronizar com dispositivos populares – o Calibre está em uma classe à parte.

Agora, o criador do Calibre, Kovid Goyal, lançou hoje uma nova versão principal deste popular software de gerenciamento de e-books de código aberto, o Calibre 7.22.

Novidades do Calibre 7.22

Calibre 7.22 lançado com melhorias e novos recursos
Calibre 7.22 lançado com melhorias e novos recursos

Apenas três semanas após sua versão anterior 7.21, o Calibre, uma popular ferramenta de gerenciamento de e-books de código aberto, acaba de lançar a versão 7.22, que inclui melhorias e novos recursos.

Entre as atualizações mais notáveis ​​está um aprimoramento do recurso Ler em voz alta no visualizador de e-books. Os usuários agora podem controlar a posição da barra de controle pop-up, que pode ser colocada ao longo das bordas superior ou inferior da tela.

Essa melhoria cuidadosa ajuda a minimizar a obstrução do texto, permitindo uma experiência de leitura mais envolvente.

Outro recurso de conveniência adicionado é a capacidade de reiniciar o Calibre diretamente do menu da bandeja do sistema. Essa pequena, mas prática adição torna o gerenciamento do Calibre mais suave, especialmente após instalar atualizações ou aplicar alterações de configuração.

Para usuários do e-reader Tolino, a atualização também inclui suporte para o firmware mais recente, garantindo compatibilidade com os recursos mais recentes do dispositivo.

O Calibre 7.22 também aborda vários bugs que afetavam a experiência do usuário. Para usuários do Windows, as notificações pop-up do sistema operacional agora são ativadas mesmo quando o ícone da bandeja do sistema está desativado, alinhando o comportamento com outras plataformas.

Se você preferir não ser notificado sobre a conclusão do trabalho, pode desativar esse recurso por meio do menu Preferências.

Uma regressão que afeta a transliteração em inglês do texto japonês foi corrigida, garantindo precisão quando o idioma da interface é definido como japonês.

Usuários do MacOS também ficarão satisfeitos em saber que um bug que fazia a barra de rolagem perder seu comportamento transitório no modo escuro foi resolvido.

Outras correções incluem melhorias no tratamento de entrada DOCX. A atualização garante que espaços entre números de notas de rodapé consecutivos sejam inseridos quando várias notas de rodapé estiverem presentes, melhorando a legibilidade.

Além disso, problemas com níveis de índice de aninhamento (ToC) e linhas de refluxo em PDFs com texto esparso foram resolvidos, proporcionando uma experiência de formatação de documento mais consistente.

Por fim, mantendo o compromisso da Calibre de trazer a você conteúdo atualizado, a versão 7.22 adicionou uma nova fonte de notícias: Economist News, fornecida por unkn0wn. Fontes de notícias existentes, incluindo Economist, Indian Express, Economist World Ahead, Frontline e Infobae, também foram atualizadas.

Confira o changelog completo para obter mais detalhes.

Como instalar ou atualizar

Você pode baixar a versão mais recente do Calibre agora mesmo no site oficial.

Os binários são fornecidos para sistemas de 32 e 64 bits, juntamente com as fontes, se você quiser compilá-lo. Obviamente, você também poderá instalar a nova versão do Calibre a partir dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita nos próximos dias.

Para instalar a versão mais recente do Calibre nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o gerenciador de eBooks Calibre no Linux via Flatpak
Como instalar o Calibre no Linux de um jeito simples

Os usuários do Linux também podem instalar a versão mais recente executando o seguinte comando em um terminal. Isso baixa o script de instalação oficial do Calibre que, por sua vez, busca o binário mais recente e o instala no diretório relevante:

sudo -v && wget -nv -O- https://download.calibre-ebook.com/linux-installer.sh | sudo sh /dev/stdin
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.