Calibre 7.21 lançado com sobreposição de áudio para EPUB

E foi lançado o Calibre 7.21 com sobreposição de áudio para EPUB, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Calibre é um projeto de código aberto e multiplataforma, que tem como objetivo fornecer uma plataforma completa para a gestão, edição, visualização e compartilhamento de livros digitais ou como alguns chamam, ebooks.

Com o aplicativo Calibre é possível fazer o gerenciamento de livros digitais em formatos populares como ebup, CBZ, mobi, FB2 e etc, além de converter vários livros digitais e sincronizá-los no leitor de ebook e dispositivos móveis com facilidade, graças a uma interface simples e funcional

O Calibre é popular por um motivo: é poderoso e funciona no Windows, macOS e Linux. Na verdade, não há nada tão amplo ou tão caracterizado quanto o Calibre em qualquer sistema (que eu saiba).

Se você está apenas atrás de um leitor de e-books limpo e descomplicado para Linux, recomendo usar o Foliate.

Mas para qualquer outra coisa relacionada ao eBook, seja remover eBooks pagos de DRM, converter ePub em um formato diferente, editar metadados ou arte da capa, sincronizar com dispositivos populares – o Calibre está em uma classe à parte.

Agora, o criador do Calibre, Kovid Goyal, lançou hoje uma nova versão principal deste popular software de gerenciamento de e-books de código aberto, o Calibre 7.21.

Novidades do Calibre 7.21

Calibre 7.21 lançado com sobreposição de áudio para EPUB
Calibre 7.21 lançado com sobreposição de áudio para EPUB

Sim. Menos de um mês após sua versão anterior 7.20, o Calibre, uma popular ferramenta de gerenciamento de e-books de código aberto, acaba de lançar a versão 7.21, que inclui melhorias e novos recursos. Aqui estão eles.

Um dos novos recursos de destaque no Calibre 7.21 é uma ferramenta de sobreposição de áudio para arquivos EPUB no modo Editar livro.

Esse recurso permite que os usuários adicionem uma faixa de áudio a qualquer arquivo EPUB, possibilitando ouvir o livro com rastreamento frase por frase, mesmo que seu software de leitura não tenha um recurso nativo de texto para fala.

Além disso, os usuários podem atribuir vozes diferentes a várias seções do texto, aprimorando a imersão do ouvinte. Esse recurso pode ser acessado no menu Ferramentas no editor de livros.

O software também melhorou o modo escuro, especificamente para tornar a barra de rolagem mais visível. A nova versão apresenta uma barra de rolagem de maior contraste com cantos arredondados, melhorando a usabilidade em ambientes com pouca luz.

Para o visualizador de e-books, os usuários notarão transições mais suaves no modo de fluxo ao rolar entre arquivos internos usando uma roda do mouse ou touchpad.

Uma breve pausa de meio segundo foi introduzida para facilitar a transição de rolagem, e esse comportamento pode ser personalizado de acordo com as preferências do visualizador.

Outra adição útil é uma nova opção em “ebook-meta.exe”, que permite aos usuários desabilitar a capa renderizada da primeira página para arquivos EPUB.

A visualização de detalhes do livro também recebe uma atualização pequena, mas útil: os usuários agora podem baixar uma capa de livro clicando com o botão direito do mouse e selecionando a opção apropriada.

Um novo botão de restauração de padrões foi adicionado à caixa de diálogo de configuração de leitura em voz alta, fornecendo aos usuários uma maneira fácil de retornar às configurações originais.

Além disso, a adição automática foi aprimorada para permitir que os usuários excluam quaisquer tipos de arquivo arbitrários, não apenas formatos de livros conhecidos.

Também vale a pena notar que a caixa de diálogo “Editar metadados” agora inclui uma ação para abrir a pasta do livro diretamente do menu de contexto da lista de formatos, tornando mais conveniente gerenciar arquivos relacionados.

Correções de bugs

No lado das correções de bugs, o Calibre 7.21 também aborda vários bugs que os usuários relataram. Notavelmente, o recurso Ler em voz alta foi corrigido para que agora leia além dos primeiros 32.000 caracteres de um capítulo, garantindo reprodução ininterrupta.

Outro problema resolvido é com o Content Server: anteriormente, clicar em uma palavra para pular para esse ponto no modo Ler em voz alta parava o destaque da palavra; esse problema agora foi resolvido.

No Linux, foram feitas melhorias para lidar com os despachadores de fala com um módulo de saída fictício de forma mais elegante. Além disso, o Editor de Índice, que sofreu uma regressão na versão 7.17, agora tem seu botão “Criar nova entrada” funcionando corretamente novamente.

A atualização também inclui uma correção para renomear autores: pastas de autores vazias contendo apenas metadados do explorador de arquivos agora são removidas corretamente, e um erro na caixa de diálogo “Editar metadados” relacionado à navegação além do primeiro ou último livro usando atalhos de teclado foi corrigido.

Outras correções de bugs incluem o tratamento aprimorado de alterações de idioma para livros, particularmente para interfaces de usuário que não sejam em inglês, e a correção da reprodução de áudio com o Piper em alguns sistemas Linux.

Além disso, o Notes Browser agora pesquisa corretamente em todas as categorias selecionadas no momento.

Por fim, o Calibre 7.21 adicionou duas novas fontes de notícias: Unz Review e Sonar21. Melhorias foram feitas em várias fontes existentes, incluindo Substack, Live Mint, NYPost, Ars Technica, Indian Express e Reuters, garantindo que os usuários tenham acesso a atualizações de notícias mais confiáveis ​​e abrangentes.

Confira o changelog completo para obter mais detalhes.

Como instalar ou atualizar

Você pode baixar a versão mais recente do Calibre agora mesmo no site oficial.

Os binários são fornecidos para sistemas de 32 e 64 bits, juntamente com as fontes, se você quiser compilá-lo. Obviamente, você também poderá instalar a nova versão do Calibre a partir dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita nos próximos dias.

Para instalar a versão mais recente do Calibre nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o gerenciador de eBooks Calibre no Linux via Flatpak
Como instalar o Calibre no Linux de um jeito simples

Os usuários do Linux também podem instalar a versão mais recente executando o seguinte comando em um terminal. Isso baixa o script de instalação oficial do Calibre que, por sua vez, busca o binário mais recente e o instala no diretório relevante:

sudo -v && wget -nv -O- https://download.calibre-ebook.com/linux-installer.sh | sudo sh /dev/stdin
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.