E foi lançado o Calibre 7.20 com novo mecanismo de entrada de PDF, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Calibre é um projeto de código aberto e multiplataforma, que tem como objetivo fornecer uma plataforma completa para a gestão, edição, visualização e compartilhamento de livros digitais ou como alguns chamam, ebooks.
Com o aplicativo Calibre é possível fazer o gerenciamento de livros digitais em formatos populares como ebup, CBZ, mobi, FB2 e etc, além de converter vários livros digitais e sincronizá-los no leitor de ebook e dispositivos móveis com facilidade, graças a uma interface simples e funcional
O Calibre é popular por um motivo: é poderoso e funciona no Windows, macOS e Linux. Na verdade, não há nada tão amplo ou tão caracterizado quanto o Calibre em qualquer sistema (que eu saiba).
Se você está apenas atrás de um leitor de e-books limpo e descomplicado para Linux, recomendo usar o Foliate.
Mas para qualquer outra coisa relacionada ao eBook, seja remover eBooks pagos de DRM, converter ePub em um formato diferente, editar metadados ou arte da capa, sincronizar com dispositivos populares – o Calibre está em uma classe à parte.
Agora, o criador do Calibre, Kovid Goyal, lançou hoje uma nova versão principal deste popular software de gerenciamento de e-books de código aberto, o Calibre 7.20.
Novidades do Calibre 7.20
O Calibre 7.20 foi lançado hoje pelo desenvolvedor Kovid Goyal como uma nova atualização para este software de gerenciamento de e-books de código aberto, gratuito e multiplataforma para Linux, macOS e Windows.
Os destaques do Calibre 7.20 incluem um novo mecanismo de entrada de PDF dedicado padrão que apresenta detecção e remoção automáticas de cabeçalhos e rodapés com base na análise do documento.
O antigo mecanismo de entrada de PDF usado pelo Calibre ainda está disponível e você pode alternar entre o novo e o antigo na seção Entrada de PDF da caixa de diálogo Conversão.
Esta versão também atualiza o driver Kobo para suportar o novo firmware usado pelo leitor de e-books Tolino Shine 5, atualiza a ferramenta Trim image com um novo controle que permite aos usuários ajustar a proporção das imagens e melhora o recurso Read Aloud, permitindo que os usuários configurem uma pausa extra no final de cada frase ao usar o mecanismo Piper TTS.
O mecanismo PDF Output também foi atualizado no Calibre 7.20 com suporte para as variáveis _WIDTH_PIXELS_ e _HEIGHT_PIXELS_ para saber a largura e a altura da área de cabeçalho/rodapé em modelos.
Vários bugs foram corrigidos nesta nova atualização do Calibre para melhorar o servidor de conteúdo.
Isso inclui um problema em que livros com nomes de arquivo não ASCII não podiam ser baixados no navegador Kindle ao usar a visualização /mobile e um problema em que incorporar o HTML do servidor dentro de um iframe de terceiros causava um erro.
Também corrigido no Calibre 7.20 está uma regressão da versão anterior que quebrou a capacidade de copiar um livro para outra biblioteca se o autor do livro não existir no banco de dados de destino e um problema com o backend Piper do Read Aloud impedindo que ele funcionasse em sistemas Windows com vozes que têm caracteres não ASCII em seus nomes.
Novas fontes de notícias foram adicionadas nesta versão, incluindo NYT Magazine e RedaktionsNetzwerk Deutschland.
As fontes de notícias National Geographic, Science Journal, The Wire, Nikkei Asia Magazine, Swarajya, Mainichi, Nautilus, Times Literary Supplement, Saechsische Zeitung, India Today e Scientific American foram atualizadas.
Confira o changelog completo para obter mais detalhes.
Como instalar ou atualizar
Você pode baixar a versão mais recente do Calibre agora mesmo no site oficial.
Os binários são fornecidos para sistemas de 32 e 64 bits, juntamente com as fontes, se você quiser compilá-lo. Obviamente, você também poderá instalar a nova versão do Calibre a partir dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita nos próximos dias.
Para instalar a versão mais recente do Calibre nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o gerenciador de eBooks Calibre no Linux via Flatpak
Como instalar o Calibre no Linux de um jeito simples
Os usuários do Linux também podem instalar a versão mais recente executando o seguinte comando em um terminal. Isso baixa o script de instalação oficial do Calibre que, por sua vez, busca o binário mais recente e o instala no diretório relevante:
sudo -v && wget -nv -O- https://download.calibre-ebook.com/linux-installer.sh | sudo sh /dev/stdin