Kovid Goyal anunciou o lançamento do Calibre 4.21 que traz com realces de texto armazenados no e-book e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Calibre é um projeto de código aberto e multiplataforma, que tem como objetivo fornecer uma plataforma completa para a gestão, edição, visualização e compartilhamento de livros digitais ou como alguns chamam, ebooks.
Com o aplicativo Calibre é possível fazer o gerenciamento de livros digitais em formatos populares como ebup, CBZ, mobi, FB2 e etc, além de converter vários livros digitais e sincronizá-los no leitor de ebook e dispositivos móveis com facilidade, graças a uma interface simples e funcional
O Calibre é popular por um motivo: é poderoso e funciona no Windows, macOS e Linux. Na verdade, não há nada tão amplo ou tão caracterizado quanto o Calibre em qualquer sistema (que eu saiba).
Se você está apenas atrás de um leitor de e-books limpo e descomplicado para Linux, recomendo usar o Foliate.
Mas para qualquer outra coisa relacionada ao eBook, seja remover eBooks pagos de DRM, converter ePub em um formato diferente, editar metadados ou arte da capa, sincronizar com dispositivos populares – o Calibre está em uma classe à parte.
Agora, o criador do Calibre Kovid Goyal lançou o Calibre 5, uma nova atualização de manutenção do melhor software de gerenciamento de e-book disponível para sistemas operacionais baseados em Linux.
Novidades do Calibre 5
Calibre 5.0 é a primeira versão do aplicativo a usar Python 3 totalmente. Eu entendo que isso soa como um “recurso” muito chato para destacar, mas a mudança está muito atrasada.
O suporte ao Python 3 dá ao aplicativo uma base melhor sobre a qual versões futuras podem se sustentar e garante que o aplicativo seja executado de forma segura e estável em distribuições Linux modernas.
Não que fosse um esforço fácil. Os desenvolvedores do Calibre dizem que o processo “… envolveu portar meio milhão de linhas de código Python e dezenas de milhares de linhas de código de extensão para Python 3”.
Por causa da porta do Python 3, você deve estar ciente de que vários plug-ins opcionais/de terceiros não funcionarão mais.
Se um plug-in não foi atualizado para funcionar com o Python 3, provavelmente não é um plug-in de alta demanda ou de uso crítico.
Você pode ver uma lista de plug-ins afetados no fórum MobileRead, de maneira confusa, os plug-ins riscados FORAM atualizados para funcionar com o Calibre 5.x, mas os não tachados não.
O visualizador de e-books integrado do Calibre agora permite adicionar texto destacado. Selecione o trecho de texto que deseja destacar e você pode adicionar uma cor de destaque, notas, sublinhados, tachado e muito mais.
Os realces são armazenados no arquivo .ePub fornecido e na biblioteca do Calibre. O aplicativo adiciona um painel separado no qual você pode visualizar todos os destaques em um determinado livro, bem como todos os destaques globalmente.
O visualizador de e-book no Calibre 5.x também oferece suporte a texto vertical e da direita para a esquerda.
Confira o changelog completo para obter mais detalhes.
Como instalar ou atualizar o Calibre 5
Você pode baixar a versão mais recente do Calibre agora mesmo no site oficial.
Os binários são fornecidos para sistemas de 32 e 64 bits, juntamente com as fontes, se você quiser compilá-lo. Obviamente, você também poderá instalar a nova versão do Calibre a partir dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita nos próximos dias.
Para instalar a versão mais recente do Calibre nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o gerenciador de eBooks Calibre no Linux via Flatpak
Como instalar o Calibre no Linux de um jeito simples
Os usuários do Linux também podem instalar a versão mais recente executando o seguinte comando em um terminal. Isso baixa o script de instalação oficial do Calibre que, por sua vez, busca o binário mais recente e o instala no diretório relevante:
sudo -v && wget -nv -O- https://download.calibre-ebook.com/linux-installer.sh | sudo sh /dev/stdin