Categorias
Arch Debian Fedora Linux Linux Mint Notícias Open Source openSUSE Sabayon Scientific slackware Software livre Solus SUSE Trisquel Ubuntu Zorin

Calibre 5.31 lançado com suporte ao novo Kindle Paperwhite 2021

E foi lançado o Calibre 5.31 com suporte ao novo Kindle Paperwhite 2021, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Leia o restante do texto “Calibre 5.31 lançado com suporte ao novo Kindle Paperwhite 2021”

E foi o com ao novo , e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Calibre é um projeto de código aberto e multiplataforma, que tem como objetivo fornecer uma plataforma completa para a gestão, edição, visualização e compartilhamento de livros digitais ou como alguns chamam, ebooks.

Com o aplicativo Calibre é possível fazer o gerenciamento de livros digitais em formatos populares como ebup, CBZ, mobi, FB2 e etc, além de converter vários livros digitais e sincronizá-los no leitor de ebook e dispositivos móveis com facilidade, graças a uma interface simples e funcional

O Calibre é popular por um motivo: é poderoso e funciona no Windows, macOS e Linux. Na verdade, não há nada tão amplo ou tão caracterizado quanto o Calibre em qualquer sistema (que eu saiba).

Se você está apenas atrás de um leitor de e-books limpo e descomplicado para Linux, recomendo usar o Foliate.

Mas para qualquer outra coisa relacionada ao eBook, seja remover eBooks pagos de DRM, converter ePub em um formato diferente, editar metadados ou arte da capa, sincronizar com dispositivos populares – o Calibre está em uma classe à parte.

Agora, o criador do CalibreKovid Goyal lançou o Calibre 5.31 como a versão mais recente de seu software de leitura, gerenciador e organizador de e-book para desktop Linux.

Novidades do Calibre 5

Calibre 5.31 lançado com suporte ao novo Kindle Paperwhite 2021

Novas versões do Calibre são lançadas quase todas as sextas-feiras, mas o do Calibre 5.31 é um pouco mais importante do que os outros porque apresenta suporte para o novo leitor de e-books Kindle Paperwhite 2021 da Amazon.

Isso mesmo, se você possui o Kindle Paperwhite 2021, agora você pode usar o Calibre para gerenciar e-books no dispositivo.

Além disso, esta versão adiciona suporte para marcos EPUB 3 na ferramenta Set Semantics sob o componente Edit Book e move a opção que permite ao Caliber reconhecer números ao classificar de Preferências> Ajustes para Preferências> Comportamento.

Ele também atualiza os componentes do E-book Viewer com um novo botão que permite aos usuários abrir diretamente a seção de ajuda do visualizador no manual do usuário do Caliber para os controles do visualizador e adiciona uma entrada no menu Conectar/Compartilhar para permitir que você abra o servidor de conteúdo em um navegador local quando está em execução.

Alguns bugs também foram corrigidos, como feeds OPDS com falha que continham conteúdo não ASCII no servidor de conteúdo e particionamento incorreto da primeira letra quando o agrupamento numérico de itens que começam com um número é ativado no navegador de tags.

Se você possui um leitor de livros eletrônicos, o Calibre é uma ferramenta indispensável em seu desktop Linux. Você pode baixar o Calibre 5.31 agora mesmo do site oficial como um binário de 64 bits que não requer instalação (basta extrair o arquivo e clicar duas vezes no arquivo ‘calibre’).

Se você tiver o Calibre instalado a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, você terá que esperar até que os mantenedores atualizem o pacote nos arquivos antes de atualizar.

No entanto, eu recomendo fortemente que você use o binário oficial mencionado acima, dessa forma você terá acesso instantâneo aos recursos mais recentes.

: Calibre 5.31.1 foi lançado logo após a versão 5.31 para também corrigir um bug na biblioteca de serialização de HTML que quebrou a ferramenta de editor de comentários na caixa de diálogo de metadados.

Confira o changelog completo para obter mais detalhes.

Como instalar ou atualizar

Você pode baixar a versão mais recente do Calibre agora mesmo no site oficial.

Os binários são fornecidos para sistemas de 32 e 64 bits, juntamente com as fontes, se você quiser compilá-lo. Obviamente, você também poderá instalar a nova versão do Calibre a partir dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita nos próximos dias.

Para instalar a versão mais recente do Calibre nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o gerenciador de eBooks Calibre no Linux via Flatpak
Como instalar o Calibre no Linux de um jeito simples

Os usuários do Linux também podem instalar a versão mais recente executando o seguinte comando em um terminal. Isso baixa o script de instalação oficial do Calibre que, por sua vez, busca o binário mais recente e o instala no diretório relevante:

sudo -v && wget -nv -O- https://download.calibre-ebook.com/linux-installer.sh | sudo sh /dev/stdin

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile