E foi lançado o Calibre 5.31 com suporte ao novo Kindle Paperwhite 2021, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Calibre é um projeto de código aberto e multiplataforma, que tem como objetivo fornecer uma plataforma completa para a gestão, edição, visualização e compartilhamento de livros digitais ou como alguns chamam, ebooks.
Com o aplicativo Calibre é possível fazer o gerenciamento de livros digitais em formatos populares como ebup, CBZ, mobi, FB2 e etc, além de converter vários livros digitais e sincronizá-los no leitor de ebook e dispositivos móveis com facilidade, graças a uma interface simples e funcional
O Calibre é popular por um motivo: é poderoso e funciona no Windows, macOS e Linux. Na verdade, não há nada tão amplo ou tão caracterizado quanto o Calibre em qualquer sistema (que eu saiba).
Se você está apenas atrás de um leitor de e-books limpo e descomplicado para Linux, recomendo usar o Foliate.
Mas para qualquer outra coisa relacionada ao eBook, seja remover eBooks pagos de DRM, converter ePub em um formato diferente, editar metadados ou arte da capa, sincronizar com dispositivos populares – o Calibre está em uma classe à parte.
Agora, o criador do CalibreKovid Goyal lançou o Calibre 5.31 como a versão mais recente de seu software de leitura, gerenciador e organizador de e-book para desktop Linux.
Novidades do Calibre 5
Novas versões do Calibre são lançadas quase todas as sextas-feiras, mas o lançamento do Calibre 5.31 é um pouco mais importante do que os outros porque apresenta suporte para o novo leitor de e-books Kindle Paperwhite 2021 da Amazon.
Isso mesmo, se você possui o Kindle Paperwhite 2021, agora você pode usar o Calibre para gerenciar e-books no dispositivo.
Além disso, esta versão adiciona suporte para marcos EPUB 3 na ferramenta Set Semantics sob o componente Edit Book e move a opção que permite ao Caliber reconhecer números ao classificar de Preferências> Ajustes para Preferências> Comportamento.
Ele também atualiza os componentes do E-book Viewer com um novo botão que permite aos usuários abrir diretamente a seção de ajuda do visualizador no manual do usuário do Caliber para os controles do visualizador e adiciona uma entrada no menu Conectar/Compartilhar para permitir que você abra o servidor de conteúdo em um navegador local quando está em execução.
Alguns bugs também foram corrigidos, como feeds OPDS com falha que continham conteúdo não ASCII no servidor de conteúdo e particionamento incorreto da primeira letra quando o agrupamento numérico de itens que começam com um número é ativado no navegador de tags.
Se você possui um leitor de livros eletrônicos, o Calibre é uma ferramenta indispensável em seu desktop Linux. Você pode baixar o Calibre 5.31 agora mesmo do site oficial como um binário de 64 bits que não requer instalação (basta extrair o arquivo e clicar duas vezes no arquivo ‘calibre’).
Se você tiver o Calibre instalado a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, você terá que esperar até que os mantenedores atualizem o pacote nos arquivos antes de atualizar.
No entanto, eu recomendo fortemente que você use o binário oficial mencionado acima, dessa forma você terá acesso instantâneo aos recursos mais recentes.
Atualização: Calibre 5.31.1 foi lançado logo após a versão 5.31 para também corrigir um bug na biblioteca de serialização de HTML que quebrou a ferramenta de editor de comentários na caixa de diálogo de metadados.
Confira o changelog completo para obter mais detalhes.
Como instalar ou atualizar
Você pode baixar a versão mais recente do Calibre agora mesmo no site oficial.
Os binários são fornecidos para sistemas de 32 e 64 bits, juntamente com as fontes, se você quiser compilá-lo. Obviamente, você também poderá instalar a nova versão do Calibre a partir dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita nos próximos dias.
Para instalar a versão mais recente do Calibre nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o gerenciador de eBooks Calibre no Linux via Flatpak
Como instalar o Calibre no Linux de um jeito simples
Os usuários do Linux também podem instalar a versão mais recente executando o seguinte comando em um terminal. Isso baixa o script de instalação oficial do Calibre que, por sua vez, busca o binário mais recente e o instala no diretório relevante:
sudo -v && wget -nv -O- https://download.calibre-ebook.com/linux-installer.sh | sudo sh /dev/stdin