E foi lançado o Calamares 3.3.9 com correções, atualizações, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
Calamares é o instalador gráfico autônomo usado por muitas distribuições GNU/Linux que não são baseadas em uma distro que já tem um instalador dedicado ou distros que não têm um instalador gráfico, como o Arch Linux.
Agora, o Calamares universal installer framework foi atualizado para a versão 3.3.9.
Novidades do Calamares 3.3.9
Mais de um mês após o lançamento anterior 3.3.8, a equipe do Calamares lança oficialmente a versão 3.3.9 de sua popular estrutura de instalação Linux independente de distribuição. Aqui estão as novidades.
Este lançamento se concentra principalmente em pequenas correções de bugs e melhorias, com uma melhoria notável na tradução árabe.
Um lembrete crítico no Calamares 3.3.9 é direcionado às distribuições que o usam com criptografia de disco completo. Especificamente, se sua configuração inclui o módulo luksbootkeyfile, é essencial colocá-lo antes do módulo fstab no arquivo “settings.conf”.
Deixar de fazer isso resultará na ausência do arquivo de chaves do crypttab, fazendo com que o usuário seja solicitado a digitar sua senha várias vezes durante a inicialização.
Além disso, os esquemas do arquivo de configuração foram aprimorados, fornecendo melhor estrutura e validação e garantindo que o instalador interprete corretamente as configurações.
Também deve ser mencionado que o Calamares agora oferece suporte ao Interlingue, uma linguagem auxiliar internacional, no Qt 6.7. No lado dos aprimoramentos do módulo, as seguintes melhorias foram feitas:
- O exemplo “ settings.conf ” foi atualizado para posicionar o
luksbootkeyfile
módulo corretamente antesfstab
, alinhando-se com as melhores práticas para criptografia de disco completo. - O
packages
módulo, que gerencia a instalação de software adicional durante o processo de configuração, agora inclui registro aprimorado para mensagens de progresso ao usar o gerenciador de pacotes xbcs. - O módulo de partição agora menciona explicitamente a criação de um arquivo de swap em seu resumo, fornecendo aos usuários informações mais claras sobre o processo de particionamento de disco.
Para saber mais sobre essa versão do Calamares, acesse a nota de lançamento.
Obtendo o Calamares mais recente
A maioria das distribuições GNU/Linux que usam Calamares como instalador gráfico padrão já estão usando esta versão. Se você é um mantenedor da distribuição Calamares, você pode baixar a versão mais recente do Calamares agora mesmo na página do projeto no GitHub.
Os usuários do Linux poderão aproveitar esses recursos na próxima vez que instalarem sua distribuição GNU/Linux favorita usando o instalador gráfico universal Calamares, como KaOS, Lubuntu, Kubuntu e outros.