E foi lançado o Calamares 3.3.8 com atualizações e correções, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
Calamares é o instalador gráfico autônomo usado por muitas distribuições GNU/Linux que não são baseadas em uma distro que já tem um instalador dedicado ou distros que não têm um instalador gráfico, como o Arch Linux.
Agora, o Calamares universal installer framework foi atualizado para a versão 3.3.8.
Novidades do Calamares 3.3.8
Duas semanas após seu lançamento anterior 3.3.7, a equipe Calamares lança oficialmente a versão 3.3.8 de sua popular estrutura de instalação Linux independente de distribuição. Aqui estão as novidades.
Calamares 3.3.8 prestou muita atenção ao módulo de partição, que é crucial para a instalação do sistema. Notavelmente, o módulo agora evita travamentos que podem ocorrer com predefinições de caixas de seleção específicas.
Além disso, o Calamares 3.3.8 corrige um bug crítico no qual o particionamento manual em sistemas MBR pode ignorar inadvertidamente a instalação do bootloader, apesar das seleções do usuário sugerirem o contrário.
Além disso, esta atualização também melhora os cálculos de tamanho de partição em partições de tamanho incomum, deixando setores adicionais para tabelas GPT secundárias.
Calamares 3.3.8 introduz uma atualização importante para os trabalhos shellprocess e contextualprocess, parte integrante da execução de comandos dentro do instalador.
O novo recurso oferece suporte a uma chave detalhada que pode ser definida global ou individualmente para cada comando, permitindo o registro detalhado da saída do comando linha por linha.
Do lado da segurança, o módulo de montagem agora monta corretamente partições swap criptografadas com LUKS e LUKS2, uma mudança liderada por Victor Fuentes.
Além disso, o módulo de usuários atualizou sua senha padrão salt para yescrypt, aprimorando as medidas de segurança para criptografia de dados do usuário, uma mudança implementada por Lorenzo Faletra.
Para saber mais sobre essa versão do Calamares, acesse a nota de lançamento.
Obtendo o Calamares mais recente
A maioria das distribuições GNU/Linux que usam Calamares como instalador gráfico padrão já estão usando esta versão. Se você é um mantenedor da distribuição Calamares, você pode baixar a versão mais recente do Calamares agora mesmo na página do projeto no GitHub.
Os usuários do Linux poderão aproveitar esses recursos na próxima vez que instalarem sua distribuição GNU/Linux favorita usando o instalador gráfico universal Calamares, como KaOS, Lubuntu, Kubuntu e outros.