E foi lançado o Calamares 3.3.7 com novos recursos e melhorias, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
Calamares é o instalador gráfico autônomo usado por muitas distribuições GNU/Linux que não são baseadas em uma distro que já tem um instalador dedicado ou distros que não têm um instalador gráfico, como o Arch Linux.
Agora, o Calamares universal installer framework foi atualizado para a versão 3.3.7.
Novidades do Calamares 3.3.7
Sim. A equipe Calamares lançou oficialmente a versão 3.3.7 de sua popular estrutura de instalação Linux independente de distribuição. Esta versão segue uma pausa notável após a versão 3.3.6, que não recebeu um anúncio público.
Com a intenção de “colocar o processo em movimento novamente”, a equipe de desenvolvimento de Calamares reconhece o ligeiro atraso causado pela resolução meticulosa de problemas de mais de dois meses. .
Dito isso, aqui estão as novidades desta versão:
Formatação e padrões de código aprimorados : a atualização inclui configurações revisadas de formato clang para melhorar a legibilidade e manutenção do código. Além disso, introduz medidas para compatibilidade com C++20, garantindo que o instalador permaneça atualizado com os padrões de programação mais recentes.
Recursos avançados de lista de comandos: O recurso CommandList, essencial para a execução de processos contextuais e de shell durante a instalação, agora suporta a substituição de chaves de armazenamento globais como variáveis. Essa melhoria aumenta a flexibilidade e o poder dos comandos automatizados durante o processo de configuração.
E essas são as melhorias de módulo e correções de bugs do Calamares 3.3.7:
- Módulo Tabela do Sistema de Arquivos (fstab): Um refinamento digno de nota no módulo fstab garante que nenhum arquivo-chave de criptografia seja adicionado se ele não existir, agilizando o processo de criptografia quando necessário. Esta atualização surge através dos esforços diligentes do colaborador Eugene.
- Melhorias no Initcpiocfg e no layout do teclado: O initcpiocfg recebeu novas configurações para ajustar os ganchos do initcpio com mais precisão. Enquanto isso, o módulo de teclado agora suporta melhor o layout persa (fa) junto com outros layouts não-ASCII.
- Ajustes no módulo de partição: Calamares 3.3.7 esclarece o tratamento do módulo de partição de entradas fstab inválidas, garantindo que essas entradas não sejam escritas erroneamente e evitando possíveis erros de configuração do sistema. Foi introduzido um novo estado de verificação padrão configurável para a caixa de seleção de criptografia, melhorando o controle do usuário sobre as configurações de criptografia.
- Várias correções relacionadas ao Qt6: Como parte da melhoria da compatibilidade com o Qt6, a versão mais recente da popular estrutura para desenvolvimento de interfaces gráficas de usuário, Calamares 3.3.7, inclui correções críticas que melhoram a estabilidade e a experiência do usuário.
- Evitando suspensão e suspensão durante a instalação: Um novo recurso prático foi introduzido para melhorar a confiabilidade de instalações autônomas. Calamares agora evita ativamente que o sistema entre nos modos de suspensão ou suspensão enquanto o processo de instalação está em andamento.
Para saber mais sobre essa versão do Calamares, acesse a nota de lançamento.
Obtendo o Calamares mais recente
A maioria das distribuições GNU/Linux que usam Calamares como instalador gráfico padrão já estão usando esta versão. Se você é um mantenedor da distribuição Calamares, você pode baixar a versão mais recente do Calamares agora mesmo na página do projeto no GitHub.
Os usuários do Linux poderão aproveitar esses recursos na próxima vez que instalarem sua distribuição GNU/Linux favorita usando o instalador gráfico universal Calamares, como KaOS, Lubuntu, Kubuntu e outros.