Calamares 3.3.10 lançado com melhorias em vários módulos

E foi lançado o Calamares 3.3.10 com melhorias em vários módulos, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

Calamares é o instalador gráfico autônomo usado por muitas distribuições GNU/Linux que não são baseadas em uma distro que já tem um instalador dedicado ou distros que não têm um instalador gráfico, como o Arch Linux.

Agora, o Calamares universal installer framework foi atualizado para a versão 3.3.10.

Calamares 3.3.10 lançado com melhorias em vários módulos

Calamares 3.3.10 lançado com melhorias em vários módulos

Mais de dois meses após o lançamento anterior 3.3.9, o Calamares, o popular framework de instalação do Linux, lança o Calamares 3.3.10, uma versão que traz melhorias em vários módulos.

A mudança mais notável no Calamares 3.3.10 é o suporte expandido para strings de permissão. Anteriormente, o Calamares aceitava apenas formatos octais, como “755”. Agora, os usuários podem especificar permissões usando strings no estilo “rwx”, exatamente como aparecem ao usar o comando ls.

A atualização do Calamares 3.3.10 também inclui vários aprimoramentos em diferentes módulos:

  • Módulo de teclado : As mensagens de resumo que antes tinham formatação incomum foram reparadas. Além disso, o módulo agora pode atualizar as configurações do KDE Plasma no Wayland.
  • Módulo de localidade : semelhante ao módulo de teclado, o módulo de localidade recebeu correções para problemas de formatação de mensagens de resumo.
  • Módulo de partição : Aaron Rainbolt contribuiu para corrigir o comportamento indesejado associado à caixa de seleção de criptografia, tornando o processo de particionamento mais suave.
  • Módulo Umount : Evan James trabalhou para garantir que o sistema de arquivos raiz do sistema de destino fosse desmontado corretamente durante a instalação, ajudando a evitar possíveis erros.
  • Módulo de usuários : O módulo de usuários agora suporta uma nova home_permissionsconfiguração, permitindo que os usuários substituam a useraddconfiguração padrão da distribuição para umask. As permissões podem ser definidas usando formatos octal e estilo “rwx”, fornecendo flexibilidade adicional.
  • Módulo de boas-vindas : a tela de boas-vindas agora segue as cores de estilo do sistema, incluindo o suporte ao Modo Escuro, que melhora a experiência visual para usuários que preferem temas escuros.

Se você é um mantenedor do sistema operacional Linux, pode baixar o Calamares mais recente agora mesmo do site oficial para integrá-lo à sua distribuição e verificar as notas de lançamento para obter mais detalhes sobre as mudanças implementadas nesta versão.

Sair da versão mobile