Calamares 3.3.10 lançado com melhorias em vários módulos

E foi lançado o Calamares 3.3.10 com melhorias em vários módulos, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

Calamares é o instalador gráfico autônomo usado por muitas distribuições GNU/Linux que não são baseadas em uma distro que já tem um instalador dedicado ou distros que não têm um instalador gráfico, como o Arch Linux.

Agora, o Calamares universal installer framework foi atualizado para a versão 3.3.10.

Calamares 3.3.10 lançado com melhorias em vários módulos

Calamares 3.3.10 lançado com melhorias em vários módulos
Calamares 3.3.10 lançado com melhorias em vários módulos

Mais de dois meses após o lançamento anterior 3.3.9, o Calamares, o popular framework de instalação do Linux, lança o Calamares 3.3.10, uma versão que traz melhorias em vários módulos.

A mudança mais notável no Calamares 3.3.10 é o suporte expandido para strings de permissão. Anteriormente, o Calamares aceitava apenas formatos octais, como “755”. Agora, os usuários podem especificar permissões usando strings no estilo “rwx”, exatamente como aparecem ao usar o comando ls.

A atualização do Calamares 3.3.10 também inclui vários aprimoramentos em diferentes módulos:

  • Módulo de teclado : As mensagens de resumo que antes tinham formatação incomum foram reparadas. Além disso, o módulo agora pode atualizar as configurações do KDE Plasma no Wayland.
  • Módulo de localidade : semelhante ao módulo de teclado, o módulo de localidade recebeu correções para problemas de formatação de mensagens de resumo.
  • Módulo de partição : Aaron Rainbolt contribuiu para corrigir o comportamento indesejado associado à caixa de seleção de criptografia, tornando o processo de particionamento mais suave.
  • Módulo Umount : Evan James trabalhou para garantir que o sistema de arquivos raiz do sistema de destino fosse desmontado corretamente durante a instalação, ajudando a evitar possíveis erros.
  • Módulo de usuários : O módulo de usuários agora suporta uma nova home_permissionsconfiguração, permitindo que os usuários substituam a useraddconfiguração padrão da distribuição para umask. As permissões podem ser definidas usando formatos octal e estilo “rwx”, fornecendo flexibilidade adicional.
  • Módulo de boas-vindas : a tela de boas-vindas agora segue as cores de estilo do sistema, incluindo o suporte ao Modo Escuro, que melhora a experiência visual para usuários que preferem temas escuros.

Se você é um mantenedor do sistema operacional Linux, pode baixar o Calamares mais recente agora mesmo do site oficial para integrá-lo à sua distribuição e verificar as notas de lançamento para obter mais detalhes sobre as mudanças implementadas nesta versão.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.