Parece algo contraditório diante do cenário atual, mas alguns especialistas preveem cada vez mais smartphones dobráveis chegarão em breve.
No momento, smartphones dobráveis são coisas altamente caras. Eles não são duráveis, são frágeis e caros.
Mas a inconsistência e a aparente falta de confiabilidade dos dispositivos móveis dobráveis não impedem os fabricantes de fazerem mais overclock na produção de tais dispositivos.
Os analistas da Counterpoint Research estão confiantes de que os melhores dias dos smartphones dobráveis ainda estão por vir.
Em particular, os especialistas preveem que no próximo ano o fornecimento de tais dispositivos triplicará e, em 2023, até 10 vezes.
Cada vez mais smartphones dobráveis chegarão em breve
Se este ano o fornecimento de dispositivos dobráveis pode chegar a 9 milhões, então você pode calcular facilmente quantos deles podem ser enviados no próximo ano e em 2023.
A Samsung está entre as favoritas e as que vão dominar este segmento. Seus dispositivos dobráveis serão responsáveis por 88%.
Não é difícil prever se você olhar quantos telefones celulares dobráveis já existem e quantos serão lançados em breve.
Os especialistas preveem que, mesmo que outras empresas lancem seus smartphones dobráveis, a participação da Samsung dificilmente será inferior a 75%.
Se falarmos sobre quais empresas podem lançar smartphones dobráveis, eles citam marcas como Oppo, Vivo, Honor e Xiaomi. O iPhone dobrável pode aparecer em 2023.
Jene Park, analista sênior que lidera a pesquisa de dobráveis na Counterpoint, disse que:
“Com uma queda significativa de preço, design e aparência aprimorados; a Samsung provavelmente terá como alvo os clientes mais jovens com o novo smartphone Flip dobrável. Os novos modelos Galaxy Z também terão suporte para S Pen, o que pode ajudar a absorver os usuários do Note existentes.”
O mercado de smartphones premium na China será particularmente interessante para a Samsung.
“Apesar de ter uma participação de mercado insignificante, a Samsung pode garantir o lugar vago da Huawei; e seu sucesso pode contribuir para o envio total e os volumes de vendas de seus novos dobráveis”, acrescentou Park.
Mesmo com a Apple e a Samsung dominando o segmento premium do mercado de smartphones dos Estados Unidos, os dobráveis continuam muito caros, mesmo em um plano de pagamento mensal.
Maurice Klaehne, analista sênior que acompanha o mercado dos EUA, disse que:
“Os smartphones dobráveis Samsung mais acessíveis podem ser atraentes para alguns usuários, especialmente aqueles que já compraram modelos da série S ou Note de tamanho ‘plus’ ou ‘ultra’. Se o modelo Flip puder estar à venda por um preço semelhante ao o ‘ultra’; podemos ver mais adoção no futuro.”
O presidente e chefe do Mobile Communications Business TM Roh da Samsung já anunciou que o novo Galaxy Z-series se concentrará em “câmeras épicas e experiências de visualização vívidas e envolventes com baterias de longa duração e forte segurança”.
Ele ainda confirmou que os próximos smartphones dobráveis da série Z incluiriam suporte S Pen, trazendo novas inovações de exibição.
A Samsung está procurando atrair usuários corporativos e prossumidores (consumidores que procuram todas as informações sobre um produto e serviço); e faz sentido, pois a tela maior com a qual interagir o torna uma ferramenta de grande produtividade.