CachyOS 241110 lançado com melhorias de desempenho, e mais

E foi lançado o CachyOS 241110 com melhorias de desempenho, e mais. confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Arch Linux é conhecido por duas coisas: sua instalação complicada para iniciantes e as opções ilimitadas de personalização que ele oferece. Portanto, não é surpreendente que distros como Manjaro e EndeavourOS tentem minimizar o primeiro e aproveitar ao máximo o segundo.

Mas, como costuma acontecer no diversificado mundo do Linux, sempre há espaço para alguém com um ponto de vista diferente.

CachyOS é uma distribuição Linux baseada no Arch Linux e é um novo garoto no bloco, comparável ao Manjaro e ao EndeavourOS, mas se concentra em outros objetivos.

Ele se concentra em otimizações de velocidade e segurança – o kernel Linux padrão é fortemente otimizado usando o agendador BORE (Burst-Oriented Response Enhancer), enquanto os pacotes de desktop são compilados com otimização LTO, x86-64-v3 e x86-64-v4, segurança sinalizadores e melhorias de desempenho.

Os ambientes de desktop e gerenciadores de janelas disponíveis incluem KDE, GNOME, Xfce, CuteFish, i3wm, Wayfire, LXQt, OpenBox, Cinnamon, UKUI, LXDE, MATE, Budgie, Qtile, Hyprland e Sway.

O CachyOS também vem com instaladores gráficos e de linha de comando e fornece um navegador baseado no Firefox (chamado Cachy-Browser) com algumas melhorias de segurança e otimizações de desempenho.

Agora, a distribuição recebeu uma atualização, o CachyOS 241110.

Novidades do CachyOS 241110

CachyOS 241110 lançado com melhorias de desempenho, e mais
CachyOS 241110 lançado com melhorias de desempenho, e mais

Mais de um mês após seu lançamento anterior em outubro, o CachyOS baseado em Arch e focado em jogadores lançou sua 11ª atualização (novembro), trazendo melhorias de desempenho, suporte de hardware aprimorado e atualizações de recursos.

Começaremos dizendo que agora ele tem um THP Shrinker retroportado do próximo kernel Linux 6.13, que permite que hugepages sejam divididas mais cedo, reduzindo o uso de memória quando “transparent_hugepages” é definido como “always” enquanto preserva o desempenho.

Além disso, os desenvolvedores adicionaram o AMD Cache Optimizer, que permite que os usuários modifiquem o modo preferido entre cache e frequência em tempo de execução — ideal para jogadores que precisam de uma classificação de núcleo específica.

Os proprietários do Strix Point ficarão satisfeitos em saber sobre as correções de desempenho AMD-pstate retroportadas, que devem melhorar visivelmente o desempenho desses sistemas.

Para usuários com placas NVIDIA, o Firmware GSP agora será desabilitado automaticamente se eles mudarem para o módulo NVIDIA de código fechado, que aborda problemas frequentes enfrentados pelos usuários.

O serviço nvidia-powerd também é habilitado por padrão para placas de laptop suportadas, garantindo desempenho ideal.

Para entusiastas de jogos, o pacote “proton-cachyos” agora inclui patches “Optical-Flow” retroportados, tornando as GPUs NVIDIA compatíveis com DLSS Frame Generation, melhorando significativamente a fluidez do jogo.

A atualização otimizada do kernel do Cachy aborda vários problemas de longa data, incluindo o TDP incorreto nas GPUs AMD RDNA3 — um problema que persistiu por algum tempo, mas agora parece totalmente resolvido.

Além disso, problemas de tempo em monitores com configurações de 5120x1440x240 foram corrigidos, melhorando o desempenho geral do monitor.

Algumas mudanças importantes de qualidade de vida também foram introduzidas em relação ao uso de ISO. Por exemplo, usuários executando ISOs desatualizados agora serão notificados para garantir que estejam usando a versão mais recente e evitar possíveis problemas.

Além disso, usuários que tentarem instalar o “CachyOS Handheld Edition” em dispositivos não suportados receberão um aviso, pois esta versão é otimizada apenas para sistemas portáteis.

Devido à demanda popular, “KDE plasma-addons” foram adicionados à instalação do Plasma para encantar os usuários do KDE.

O layout de particionamento “3-way” do gerenciador de inicialização rEFInd também foi revertido para o local padrão para suportar todos os sistemas de arquivos adequadamente.

Para novos usuários ou aqueles que optarem por uma instalação nova, o instalador Calamares recebeu várias correções e agora está atualizado para sua versão mais recente para experiências de instalação mais suaves.

Por último, mas não menos importante, vale a pena notar que usuários com laptops com NVIDIA dGPU (série 30xx e acima) devem habilitar o serviço “nvidia-powerd” manualmente executando:
sudo systemctl enable nvidia-powerd

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o CachyOS 241110

CachyOS segue um modelo de lançamento contínuo onde você instala uma vez e recebe atualizações para sempre, então os usuários existentes do CachyOS precisam apenas atualizar suas instalações com o comando sudo pacman -Syu.

Para novas instalações, a imagem ISO do CachyOS 241110 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile