E foi lançado o CachyOS 240818 com módulos NVIDIA abertos, e mais, e mais. confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Arch Linux é conhecido por duas coisas: sua instalação complicada para iniciantes e as opções ilimitadas de personalização que ele oferece. Portanto, não é surpreendente que distros como Manjaro e EndeavourOS tentem minimizar o primeiro e aproveitar ao máximo o segundo.
Mas, como costuma acontecer no diversificado mundo do Linux, sempre há espaço para alguém com um ponto de vista diferente.
CachyOS é uma distribuição Linux baseada no Arch Linux e é um novo garoto no bloco, comparável ao Manjaro e ao EndeavourOS, mas se concentra em outros objetivos.
Ele se concentra em otimizações de velocidade e segurança – o kernel Linux padrão é fortemente otimizado usando o agendador BORE (Burst-Oriented Response Enhancer), enquanto os pacotes de desktop são compilados com otimização LTO, x86-64-v3 e x86-64-v4, segurança sinalizadores e melhorias de desempenho.
Os ambientes de desktop e gerenciadores de janelas disponíveis incluem KDE, GNOME, Xfce, CuteFish, i3wm, Wayfire, LXQt, OpenBox, Cinnamon, UKUI, LXDE, MATE, Budgie, Qtile, Hyprland e Sway.
O CachyOS também vem com instaladores gráficos e de linha de comando e fornece um navegador baseado no Firefox (chamado Cachy-Browser) com algumas melhorias de segurança e otimizações de desempenho.
Agora, a distribuição recebeu uma atualização, o CachyOS 240818.
Novidades do CachyOS 240818
Um mês após sua atualização anterior de julho, o CachyOS baseado em Arch lançou sua nona versão do ano, o CachyOS 240818, com foco em detecção de hardware robusta, integração de software perfeita e atualizações substanciais de infraestrutura.
A distro agora usa como padrão os módulos abertos da NVIDIA para detecção de hardware, melhorando a compatibilidade e o desempenho. Usuários que preferem a abordagem tradicional de código fechado ainda podem facilmente voltar.
Além disso, a introdução do driver NVIDIA Beta 560 promete estabilidade e desempenho gráfico de ponta.
E agora algo emocionante. O CachyOS 240818 marca a estreia do COSMIC Desktop Environment no CachyOS. Disponível para instalação, os usuários agora podem desfrutar de uma experiência de desktop atualizada com pacotes adicionais como cosmic-text-editor e cosmic-terminal.
Claro, tenha em mente que o COSMIC ainda está em fase Alpha, então está longe de ser ideal para uso diário. Então, sua presença nesta versão é principalmente para fins de teste.
Esta atualização também inclui melhorias de infraestrutura. Mais especificamente, o CachyOS fez uma parceria com a CDN77 para fornecer um CDN de cache global, aumentando as velocidades de download e a confiabilidade em todo o mundo.
Esta mudança aborda problemas anteriores com espelhos desatualizados e garante que os usuários experimentem entregas de pacotes mais rápidas e consistentes.
Abordando questões de segurança, o CachyOS apresenta um script fácil de usar para gerenciar o Secure Boot, completo com um guia Wiki detalhado.
Além disso, no CachyOS 240818 o programa cachy-chroot foi atualizado para suportar a montagem automática de partições de usuário do Live ISO, simplificando os processos de recuperação do sistema.
O Kernel Manager viu vários aprimoramentos, incluindo a passagem de sinalizadores personalizados e a lembrança de configurações para kernels personalizados.
Outras atualizações em todo o sistema incluem detecção de hardware aprimorada para perfis PRIME e a remoção da solução alternativa RTD3, que causou problemas em algumas configurações.
Por fim, a Handheld Edition agora suporta oficialmente o Ally X, reforçando a compatibilidade e o desempenho do dispositivo.
Atualizações para Wayland Input Emulation e bloqueio da instalação do PackageKit em sistemas baseados em Arch Linux refinam ainda mais a experiência do usuário portátil.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o CachyOS 240818
A imagem ISO do CachyOS 240818 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux