CachyOS 240714 lançado com novos recursos, correções, e mais

E foi lançado o CachyOS 240714 com novos recursos, correções, e mais. confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Arch Linux é conhecido por duas coisas: sua instalação complicada para iniciantes e as opções ilimitadas de personalização que ele oferece. Portanto, não é surpreendente que distros como Manjaro e EndeavourOS tentem minimizar o primeiro e aproveitar ao máximo o segundo.

Mas, como costuma acontecer no diversificado mundo do Linux, sempre há espaço para alguém com um ponto de vista diferente.

CachyOS é uma distribuição Linux baseada no Arch Linux e é um novo garoto no bloco, comparável ao Manjaro e ao EndeavourOS, mas se concentra em outros objetivos.

Ele se concentra em otimizações de velocidade e segurança – o kernel Linux padrão é fortemente otimizado usando o agendador BORE (Burst-Oriented Response Enhancer), enquanto os pacotes de desktop são compilados com otimização LTO, x86-64-v3 e x86-64-v4, segurança sinalizadores e melhorias de desempenho.

Os ambientes de desktop e gerenciadores de janelas disponíveis incluem KDE, GNOME, Xfce, CuteFish, i3wm, Wayfire, LXQt, OpenBox, Cinnamon, UKUI, LXDE, MATE, Budgie, Qtile, Hyprland e Sway.

O CachyOS também vem com instaladores gráficos e de linha de comando e fornece um navegador baseado no Firefox (chamado Cachy-Browser) com algumas melhorias de segurança e otimizações de desempenho.

Agora, a distribuição recebeu uma atualização, o CachyOS 240714.

Novidades do CachyOS 240714

CachyOS 240714 lançado com novos recursos, correções, e mais
CachyOS 240714 lançado com novos recursos, correções, e mais

Sim. Um novo instantâneo do CachyOS para julho de 2024 foi lançado recentemente com várias melhorias e alguns novos recursos interessantes, especialmente para usuários AMD, bem como as habituais correções de bugs e outras mudanças para melhorar sua experiência.

A partir desta versão, o CachyOS ativará automaticamente um repositório de software em novas instalações que será usado para fornecer o melhor desempenho para máquinas AMD Zen 4 e Zen 5.

Além disso, o ISO agora apresenta verificações automáticas de arquitetura para o repositório Zen 4/Zen 5 e a ferramenta de detecção de hardware (chwd) do CachyOS recebeu suporte para GPUs AMD para melhor detecção de GPUs oficiais com suporte para ROCm.

“Isso nos permite ativar automaticamente o suporte para cartões oficiais com suporte para ROCm em nossa variante de instalação do AI SDK e configurá-los para funcionar imediatamente para aplicativos e usos comuns de IA. Ainda estamos trabalhando em conjunto com os entusiastas de IA para melhorar os pacotes pré-instalados e a configuração enviada em nossa variante de instalação do AI SDK.”

A ferramenta de detecção de hardware do CachyOS também recebeu suporte para configurar o driver libva como padrão para hardware NVIDIA compatível, junto com a capacidade de exportar corretamente a variável para o perfil.

Por outro lado, os usuários da AMD receberam suporte para o recurso “AMD CPB Boost”, que permite ativar ou desativar o boost por núcleo, que agora é suportado nos kernels do CachyOS por padrão.

Outra novidade é uma ferramenta para ativar e desativar o KSM (ksmctl), um patch de economia de energia para SoCs AMD para melhorar a reprodução de vídeo, um pacote “linux-cachyos-dbg” que contém um vmlinux não removido para fins de depuração, um “desempenho de jogo” script que pode ser adicionado às opções de lançamento do Steam e novos espelhos na Áustria e na China.

Entre outras mudanças, o instalador gráfico Calamares do CachyOS foi atualizado para usar apenas espelhos Tier 1 do Arch Linux, instalar o pacote archlinux-keyring mais recente do Arch Linux antes de iniciar a instalação para evitar problemas e remover repositórios CachyOS não utilizados da configuração, e o parâmetro do kernel copytoram foi alterado de ‘sim’ para ‘auto’ para evitar problemas em máquinas com menos RAM.

Além disso, a ferramenta Kernel Manager do CachyOS agora possui uma GUI para gerenciar o agendador sched-ext, permitindo aos usuários ativar ou desativar o serviço scx, alternar entre diferentes agendadores sched-ext e também definir sinalizadores de linha de comando para eles.

A versão de julho de 2024 do CachyOS também remove o software Cutefish não mantido e o daemon de mesclagem de mesma página do kernel do espaço do usuário.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o CachyOS 240714

A imagem ISO do CachyOS 240714 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.