CachyOS 240609 lançado com mudanças importantes

E foi lançado o CachyOS 240609 com mudanças importantes, e mais. confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Arch Linux é conhecido por duas coisas: sua instalação complicada para iniciantes e as opções ilimitadas de personalização que ele oferece. Portanto, não é surpreendente que distros como Manjaro e EndeavourOS tentem minimizar o primeiro e aproveitar ao máximo o segundo.

Mas, como costuma acontecer no diversificado mundo do Linux, sempre há espaço para alguém com um ponto de vista diferente.

CachyOS é uma distribuição Linux baseada no Arch Linux e é um novo garoto no bloco, comparável ao Manjaro e ao EndeavourOS, mas se concentra em outros objetivos.

Ele se concentra em otimizações de velocidade e segurança – o kernel Linux padrão é fortemente otimizado usando o agendador BORE (Burst-Oriented Response Enhancer), enquanto os pacotes de desktop são compilados com otimização LTO, x86-64-v3 e x86-64-v4, segurança sinalizadores e melhorias de desempenho.

Os ambientes de desktop e gerenciadores de janelas disponíveis incluem KDE, GNOME, Xfce, CuteFish, i3wm, Wayfire, LXQt, OpenBox, Cinnamon, UKUI, LXDE, MATE, Budgie, Qtile, Hyprland e Sway.

O CachyOS também vem com instaladores gráficos e de linha de comando e fornece um navegador baseado no Firefox (chamado Cachy-Browser) com algumas melhorias de segurança e otimizações de desempenho.

Agora, a distribuição recebeu uma atualização, o CachyOS 240609.

Novidades do CachyOS 240609

CachyOS 240609 lançado com mudanças importantes

Um mês após a atualização anterior de maio, o CachyOS lançou sua versão de junho de 2024, trazendo muitas atualizações e marcando seu sétimo lançamento no ano.

Um dos destaques deste lançamento é a integração do suporte para MacBook T2 da Apple, um passo significativo para usuários que preferem rodar o CachyOS em hardware Apple.

Embora as funcionalidades Wi-Fi e Bluetooth exijam configuração adicional devido a limitações proprietárias, a nova versão simplifica o processo de configuração por meio de documentação detalhada disponível no CachyOS Wiki.

A versão de junho também introduz o script “cachy-chroot” em seu ISO, facilitando a navegação pelo processo chroot e montagem de partições BTRFS.

Essa inclusão, junto com o gancho de microcódigo mkinitcpio atualizado e suporte a copytoram, promete uma experiência de instalação acelerada e simplificada, carregando o ISO diretamente na RAM do usuário, dependendo da disponibilidade de memória suficiente.

O desempenho gráfico passa por atualizações notáveis, especialmente para usuários de placas NVIDIA. Os serviços habilitados agora suportam funcionalidade aprimorada de suspensão no Wayland, reduzindo falhas gráficas.

Além disso, a integração do driver NVIDIA 555 com o tão necessário suporte de sincronização explícita otimiza o desempenho no servidor de exibição Wayland, proporcionando uma interface de usuário mais suave e uma experiência de jogo aprimorada.

As preferências do sistema de arquivos mudaram, com o BTRFS agora definido como padrão, substituindo o XFS. No entanto, os usuários têm a opção de selecionar e configurar sistemas de arquivos alternativos de acordo com seus requisitos.

O gerenciamento de firewall também passou de Firewalld para UFW por padrão, simplificando o processo de configuração para usuários que precisam gerenciar portas de rede e configurações de segurança.

Além disso, esta versão declara a edição portátil do CachyOS estável, estendendo o suporte robusto a dispositivos como Steam Deck, Legion Go e Rog Ally, e potencialmente à série Ayaneo, enquanto se aguarda mais testes.

A atualização refina a interface do usuário, oferecendo o tema KDE Vapor como padrão e aprimorando a experiência geral do usuário com redução de latência aprimorada e troca de modo de jogo.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o CachyOS 240609

A imagem ISO do CachyOS 240609 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile