E foi lançado o CachyOS 240313 com KDE Plasma 6, Wayland, e mais. confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Arch Linux é conhecido por duas coisas: sua instalação complicada para iniciantes e as opções ilimitadas de personalização que ele oferece. Portanto, não é surpreendente que distros como Manjaro e EndeavourOS tentem minimizar o primeiro e aproveitar ao máximo o segundo.
Mas, como costuma acontecer no diversificado mundo do Linux, sempre há espaço para alguém com um ponto de vista diferente.
CachyOS é uma distribuição Linux baseada no Arch Linux e é um novo garoto no bloco, comparável ao Manjaro e ao EndeavourOS, mas se concentra em outros objetivos.
Ele se concentra em otimizações de velocidade e segurança – o kernel Linux padrão é fortemente otimizado usando o agendador BORE (Burst-Oriented Response Enhancer), enquanto os pacotes de desktop são compilados com otimização LTO, x86-64-v3 e x86-64-v4, segurança sinalizadores e melhorias de desempenho.
Os ambientes de desktop e gerenciadores de janelas disponíveis incluem KDE, GNOME, Xfce, CuteFish, i3wm, Wayfire, LXQt, OpenBox, Cinnamon, UKUI, LXDE, MATE, Budgie, Qtile, Hyprland e Sway.
O CachyOS também vem com instaladores gráficos e de linha de comando e fornece um navegador baseado no Firefox (chamado Cachy-Browser) com algumas melhorias de segurança e otimizações de desempenho.
Agora, a distribuição recebeu uma atualização significativa, o CachyOS 240313.
Novidades do CachyOS 240313
Uma das mudanças notáveis nesta versão é a decisão de descontinuar a variante GNOME ISO do CachyOS. Esta mudança visa agilizar a experiência do usuário, reduzindo a confusão em torno das opções de instalação da rede e dos ambientes de desktop suportados.
Assim, os usuários agora podem desfrutar de um processo mais simples, com a maioria dos ambientes de desktop acessíveis diretamente através do recurso netinstall.
Em outras palavras, se você quiser usar um desktop diferente do Plasma, o CachyOS oferece toda a gama de opções que os usuários do Linux podem imaginar durante a instalação.
Isso inclui GNOME, Xfce, MATE, LXQt, Openbox, os gerenciadores de janelas lado a lado i3, Hyprland, Sway, bspwm, o menos popular e exótico Wayfire, CuteFish e outros.
Esta versão apresenta o Plasma 6 como ambiente de desktop padrão emparelhado com Wayland, prometendo melhor desempenho visual e operacional para todos os usuários. Claro, o sistema mantém compatibilidade com o X11 para uma transição perfeita.
Além disso, CachyOS integrou novas Redes de Entrega de Conteúdo (CDNs) como opções padrão para baixar e instalar o sistema para aprimorar o processo de instalação.
Com um hospedado pela Cloudflare R2 e outro por um usuário da comunidade via Digital Ocean, usuários de todo o mundo agora podem esperar tempos de instalação de rede significativamente mais rápidos, tornando o processo mais eficiente e fácil de usar.
O próprio instalador, Calamares, foi atualizado para a versão 3.3.5 e agora utiliza QT6 em vez do QT5 anterior, alinhando-se com o ambiente de desktop Plasma 6. Esta atualização garante uma estética e funcionalidade do sistema mais coesas.
Além disso, após as mudanças recentes do Arch Linux, o CachyOS adotou o carregamento antecipado de microcódigo como recurso padrão, aumentando a segurança e a estabilidade do sistema desde o processo de inicialização.
Outra melhoria é o suporte expandido para sistemas de arquivos no bootloader refind. Diante disso, F2FS (Flash-Friendly File System) e ZFS agora estão disponíveis como opções, incluindo criptografia LUKS2. Isso amplia as escolhas dos usuários em relação aos sistemas de arquivos, atendendo a diferentes preferências e requisitos.
Por fim, o lançamento de março do CachyOS também inclui atualizações para pacotes essenciais, como o kernel Linux 6.7, MESA 24.0.2 e zfs-utils 2.2.3, junto com uma variedade de correções de bugs destinadas a agilizar o processo de instalação e garantir uma seleção mais limpa de opções de instalação para o usuário.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o CachyOS 240313
A imagem ISO do CachyOS 240313 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux