Segundo a nova especificação para cabos internos e externos de alta velocidade, os cabos PCIe CopprLink suportarão velocidades de até 64 GT/s.
A organização responsável pelo padrão PCIE Express lançou uma nova especificação para cabos internos e externos de alta velocidade.
Cabos PCIe CopprLink suportarão velocidades de até 64 GT/s
Sim. OS cabos PCIe CopprLink suportarão velocidades de até 64 GT/s. A PCI-SIG afirma que a nova especificação do cabo CopprLink incorpora recursos PCIe 5.0 e PCIe 6.0 no lançamento, mas o trabalho já está em andamento para adicionar suporte para PCIe 7.0.
Embora os cabos internos possam medir até 1 metro (3,3 pés) de comprimento e sejam usados para conectar hardware dentro de um PC, os cabos externos podem ter até 2 metros (6,6 pés) de comprimento, permitindo conexões de alta velocidade a hardware externo.
O novo padrão CopprLink substituirá o OCuLink, uma especificação para cabos externos PCIe 3.0 que existe desde 2015, mas que só recentemente começou a aparecer em dispositivos de consumo (anteriormente era usado principalmente em data centers).
Embora OCuLink ainda seja uma tecnologia interessante que oferece velocidades mais rápidas que o Thunderbolt 4, é basicamente uma tecnologia sem saída neste ponto, com o grupo de trabalho OCuLink encerrado em 2021.
Desde então, o PCI-SIG mudou o trabalho para o novo CopprLink padrão que será lançado esta semana.
Em termos práticos, os novos cabos trazem um grande impulso nas velocidades de transferência de dados:
- OCuLink (PCI 3.0): Up to 8 GT/s
- CopprLink (PCIe 5.0): Up to 32 GT/s
- CopprLink (PCIe 6.0): Up to 64 GT/s
- CopprLink (PCIe 7.0): Up to 128 GT/s (still under development)
Os cabos internos usam um SNIA SFF-TA-1016 e podem ser usados para conectar coisas como placas complementares a uma placa-mãe, placas-mãe a um backplane ou até mesmo conectar chips entre si.
Os cabos externos podem ter até o dobro do comprimento, usar um conector SNIA SFF-TA-1032 e permitir que os usuários conectem armazenamento, memória, aceleradores de hardware ou outros equipamentos.
Embora o mercado-alvo para estes novos cabos continue a ser os centros de dados, é difícil não imaginar aplicações de consumo para estas novas tecnologias.
Entre outras coisas, eles permitiriam que você conectasse uma placa gráfica externa a um PC sem se preocupar com o fato de os cabos causarem qualquer tipo de gargalo sério.