Foi lançado o navegador Vivaldi 3.0 com novos rastreadores e bloqueadores de anúncios, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar o Vivaldi no Linux.
O Vivaldi é um incrível navegador de internet de código aberto baseado no Chromium, e criado pelo fundador do Opera. Como ele é um navegador baseado no Chrome, você pode usar as mesmas extensões que o navegador do Google.
Só que, ao contrário do Chrome e de outros navegadores, ele faz melhor uso da memória do equipamento e não consome tanta RAM quando várias abas são abertas.
Mas a força do Vivaldi reside nas suas características e personalização. Isso é refletido na configuração, onde não apenas a aparência do navegador pode ser alterada, mas também o design de seus elementos, entre muitas outras coisas.
Agora, a Vivaldi Technologies lançou o Vivaldi 3.0, uma nova versão principal do seu navegador web aberto, baseado em Chromium e multiplataforma, que apresenta vários novos recursos e perda de melhorias.
Embora o Vivaldi ainda não seja de código aberto, ele está ficando cada vez melhor a cada versão, convencendo cada vez mais usuários a mudar do Firefox ou do Google Chrome.
Novidades do Vivaldi 3.0
Com o Vivaldi 3.0, a Vivaldi Technologies dobrou a funcionalidade do navegador, que já oferecia muitas opções e recursos para usuários avançados, trazendo recursos mais úteis.
Isso inclui novos rastreadores e bloqueadores de anúncios que prometem proteger os usuários enquanto navegam na Internet, especialmente agora durante a pandemia da COVID-19.
Jon von Tetzchner, CEO da Vivaldi Technologies, disse o seguinte:
“Enquanto navegamos juntos pelos tempos difíceis da pandemia e com milhões de pessoas trabalhando remotamente em todo o mundo, o navegador ocupa o centro do palco. Agora, mais do que nunca, a humanidade precisa de uma Internet que funcione e seja aberta, mas também privada e segura.”
Embora o novo bloqueador de rastreadores embutido garanta que nenhum rastreador onipresente da Web o rastreie enquanto você navega em seus sites favoritos, tudo graças ao Tracker Radar do DuckDuckGo, o novo bloqueador de anúncios embutido garantirá uma versão sem anúncios da Web https://youtu.be/fpZlE2iZ0Qk
O bloqueador do rastreador pode ser facilmente ativado diretamente na barra de endereços clicando no ícone de escudo. Se você quiser mais configurações ou adicionar exceções, acesse Settings > Privacy > Tracker and Ad blocking (Configurações> Privacidade> Rastreador e Bloqueio de anúncios).
O Vivaldi 3.0 também aprimora o recurso de Navegação Espacial, permitindo que os usuários encontrem qualquer link com o uso da tecla Shift e das teclas do cursor, facilitando a navegação na Internet.
Por último, mas não menos importante, a barra de status agora mostra um relógio que além de mostrar a hora, também oferece a funcionalidade de alarme e contagem regressiva.
Para saber mais sobre essa versão do Vivaldi, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Vivaldi 3.0
Para instalar o Vivaldi no Linux, siga as instruções desse tutorial:
Como instalar o navegador Vivaldi no Linux
- Como instalar o navegador Oku no Linux via Flatpak
- Como ativar a aceleração por hardware no Chrome/Chromium
- Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados