De acordo com a Oracle, a ByteDance não terá controle sobre o novo TikTok, no acordo firmado para manter a operação do serviço nos EUA.
O negócio da TikTok está ficando mais confuso, com novas informações chegando quase todos os dias.
Relatórios anteriores sugeriram que uma nova empresa chamada TikTok Global será criada, onde Oracle e Walmart terão 20% em ações combinadas, e ByteDance manterá os 80% restantes.
A Oracle agora divulgou uma declaração contraditória, sugerindo que a ByteDance não terá controle sobre o novo TikTok e terá que alienar suas ações.
ByteDance não terá controle sobre o novo TikTok, afirma a Oracle
A verdade é que, no momento, ninguém sabe realmente o que está acontecendo com o TikTok, já que a Oracle disse o seguinte sobre o acordo:
“Com a criação da TikTok Global, a Oracle/Walmart fará seu investimento e as ações da TikTok Global serão distribuídas aos seus proprietários, os americanos serão a maioria e a ByteDance não terá propriedade da TikTok Global.”
Enquanto isso, a ByteDance ainda não reconheceu publicamente a declaração.
Isso está de acordo com a posição do presidente Trump de que os americanos deveriam manter o controle da TikTok. Ele enfatizou que o proprietário chinês deve abrir mão do controle total da TikTok ou não aprovará o negócio.
O acordo TikTok-Walmart-Oracle foi anunciado na semana passada e recebeu aprovação informal do presidente.
No entanto, de acordo com os relatórios, um grande obstáculo é que os principais algoritmos e tecnologias da TikTok não serão transferidos como parte do negócio.
No mês passado, o governo chinês entrou no jogo e introduziu regulamentações que dificultam a venda das principais tecnologias da TikTok.
Uma solução alternativa seria que a TikTok Global pode ter que licenciá-los do ByteDance.