Conheça o BullSequana Edge um servidor Linux compacto que suporta GPUs Nvidia T4. Confira os detalhes desse incrível equipamento e seus usos.
Geralmente não falo muito de dispositivos embarcados que executam o Linux, por conta da dificuldade do acesso a esses equipamentos aqui no Brasil.
No entanto, na parte alta, onde o Linux roda em quase tudo e a computação de ponta é a última moda, é cada vez mais difícil desenhar linhas entre servidores e equipamentos incorporados de ponta.
O tamanho é importante nesse delineamento, que é uma das razões pelas quais estamos cobrindo o BullSequana Edge, que é do tamanho de uma mala, e roda Linux.
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE
BullSequana Edge
O servidor BullSequana Edge da Atos, é do tamanho de uma mala e executa o Linux em um Xeon-D de sexta geração, e suporta o processamento AI edge através de GPUs e FPGAs Nvidia T4 opcionais.
Outras especificações incluem SATA, USB 3.0, GbE e 10GbE, e como opcional, WiFi, 3G/4G e LoRa.
Além de oferecer um Intel Xeon D de 16 núcleos, o novo servidor de borda oferece GPUs e FPGAs Nvidia T4 opcionais para suportar aplicativos AI de borda em tempo real.
O computador é certificado pelo Microsoft Azure para IoT e oferece um aplicativo EDC (Atos Edge Data Container) opcional.
Outros softwares opcionais incluem o Atos Edge Computer Vision e o Atos Edge Data Analytics.
Segundo a Atos, o Bullsequana Edge é projetado para aplicações de visão computacional e análise de dados preditivos, em que tempos de resposta rápidos são críticos, incluindo manufatura, veículos autônomos, saúde e segurança de varejo/aeroporto.
Outros aplicativos incluem ‘soluções de infraestrutura hiperconvergente baseadas em código aberto que permitem o compartilhamento flexível de recursos entre nós, gerenciamento centralizado e proteção de segurança’.
O sistema suporta soluções analíticas de streaming, como Spark e Kafka. Com as GPUs Nvidia T4 opcionais, o servidor pode executar algoritmos de aprendizado de máquina acelerados habilitados por estruturas como o RAPIDS.
Tal como acontece com outros servidores de ponta, a ideia é reduzir a latência e reduzir os custos de comunicação, aproximando o processamento em nuvem semelhante a um servidor aos dispositivos controlados e monitorados.
Como bônus, o sistema pode operar de forma autônoma se a conexão da nuvem for interrompida.
Detalhes de hardware do BullSequana Edge
O sistema de 430 x 290 x 86 mm é maior do que a maioria dos sistemas, mas é muito pequeno pelos padrões de servidor.
Ele pode operar na área de trabalho ou ser configurado com um kit de trilho DIN opcional ou kit de montagem em rack de 2U de 19 pol.
A tolerância de 5 a 45 graus Celcius do sistema seria considerada uma faixa ‘comercial’ no mundo incorporado, mas é mais ampla do que a de muitos servidores.
O Bullsequana Edge roda o Linux em um Intel Xeon D-2187N da família 6th Skylake. O processador de 32 núcleos de 16 núcleos funciona a 2GHz (3GHz Turbo) com 22MB de cache e 110W TDP.
Dois slots PCIe Gen3 x16 estão disponíveis para até 2 cartões Tesla T4 com gráficos avançados e recursos de inteligência artificial baseados em CUDA.
Os mesmos slots aparecem para suportar até 2x FPGAs de 75W ou FPGAs de 150W listados pela Atos. Nenhum detalhe foi fornecido nas opções do FPGA.
Quatro slots de RAM suportam até 512 GB de ‘RDIMM e LR-DIMM 2666MT/s’. Existem dois slots SATA disponíveis para SSDs e HDDs.
Para comunicações, você obtém 2 portas Gigabit Ethernet e 2 portas opcionais 10GbE SFP+.
Opcionalmente, você pode adicionar um rádio WiFi ao serviço do BMC. Além disso, os slots duplos mini-PCIe podem ser equipados com placas opcionais, LoRaWAN, 3G/4G e WiFi dual-band.
O BullSequana Edge é ainda equipado com 2 portas USB 3.0 e uma fonte de alimentação de 100-240V.
Os recursos de segurança incluem um switch de detecção de intrusão e o TPM 2.0, bem como inicialização segura opcional, criptografia de disco e aceleração IATEC do Intel QAT.
Infelizmente, o BullSequana Edge está disponível a um preço não revelado. Mais informações podem ser encontradas na página do anúncios e produtos da Atos BullSequana Edge.
O que está sendo falado no blog
- Como gravar uma imagem ISO no Nautilus
- Como integrar o Xtreme Download Manager com o Firefox, Opera, Chrome e outros navegadores
- Como integrar o uGet com o Chrome no Ubuntu e derivados
- BullSequana Edge – um servidor Linux compacto que suporta GPUs Nvidia T4
- KDE Applications 19.08 lançado – Confira as novidades dessa atualização