Bullitt lançará um telefone com mensagens via satélite bidirecional

Para superar a conectividade via satélite da série iPhone 14, a Bullitt lançará um telefone com mensagens via satélite bidirecional.

Embora Bullitt possa não ser um nome familiar, a empresa fabrica os telefones robustos vendidos sob a marca Cat e tem fez alguns outros dispositivos interessantes nos últimos anos.

Agora, essa fabricante britânica de smartphones Bullitt Group diz que lançará “o primeiro smartphone do mundo a incluir tecnologia de mensagens via satélite bidirecional” no início de 2023.

Bullitt lançará um telefone com mensagens via satélite bidirecional

Bullitt lançará um telefone com mensagens via satélite bidirecional
Bullitt lançará um telefone com mensagens via satélite bidirecional

Sim. A Bullitt lançará um telefone com mensagens via satélite bidirecional. Ela também diz que seu telefone contará com um novo chipset MediaTek 3GPP NTN (Non-Terrestrial Network, ou, rede não terrestre) para funcionalidade de satélite. Portanto, é possível que possamos ver esses recursos chegando a outros telefones no futuro.

Não há muitos detalhes sobre o próximo smartphone no comunicado de imprensa da Bullitt, mas aqui está o que a empresa diz sobre os recursos de satélite do telefone:

  • O telefone mudará automaticamente para um link de satélite somente quando não houver conexão de celular ou Wi-Fi disponível.
  • Uma vez conectado à rede de satélite, você poderá enviar e receber mensagens para usuários, estejam eles em redes de satélite ou celular – e sua lista de contatos existente estará disponível.
  • Demora cerca de 10 segundos para se conectar a uma rede de satélite e enviar uma mensagem.

Bullitt observa que “globalmente, os usuários de telefones celulares perdem o sinal por dezenas de bilhões de horas a cada ano” e que “a perda de sinal é algo que todos nós já experimentamos em algum momento”.

Isso sugere que a empresa prevê os recursos de satélite como uma solução para usuários comuns de smartphones que podem viver em áreas com pouco ou nenhum serviço de celular confiável.

Dito isso, vale lembrar que os telefones mais conhecidos da Bullitt são os robustos telefones Cat, projetados para uso em ambientes extremos.

Portanto, se eu tivesse que adivinhar, diria que é provável que o telefone que Bullitt está provocando seja um dispositivo grande e robusto voltado para pessoas que trabalham ao ar livre, em vez de usuários comuns de smartphones.

Isso não significa que a conectividade via satélite não se tornará algo generalizado.

Talvez um dia comecemos a ver esses recursos em outros telefones. Ou talvez eu esteja errado sobre o primeiro telefone de Bullitt com a nova tecnologia de mensagens via satélite bidirecional da MediaTek.

Mas, por enquanto, suspeito que o mercado-alvo será de pessoas que provavelmente sairão da rede o suficiente para perder conexões de celular regularmente.

Enquanto isso, a Apple já adicionou conectividade via satélite à sua série iPhone 14, mas é um serviço de comunicação unidirecional que permite aos usuários enviar uma mensagem para provedores de serviços de emergência e contatos de emergência.

Ou seja, o recurso da Apple, não se destina a ajudá-lo a enviar e receber mensagens de amigos e colegas quando você estiver em um ponto morto celular.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.