Frustrando as expectativas dos usuários da distro, alguns bugs do Raspberry Pi atrasaram o lançamento do Fedora 39.
O Fedora 39 não conseguiu cumprir sua data de lançamento “antecipada”, não cumpriu a data de lançamento prevista uma semana depois e agora ainda enfrenta outro possível revés.
Esses atrasos no lançamento foram devido a bugs de bloqueio pendentes, todos relacionados ao Raspberry Pi.
Bugs do Raspberry Pi atrasaram o lançamento do Fedora 39
Sim. Alguns Bugs do Raspberry Pi atrasaram o lançamento do Fedora 39. Um dos bugs bloqueadores é o Bug 2241252, que trata da falha do U-Boot ao carregar os DeviceTrees fornecidos pelo kernel em /boot.
Para a inicialização do Raspberry Pi 4 com Fedora Workstation 39, isso significa inicializar em uma tela em branco.
O outro bloqueador é o Bug 2244305 e é sobre o Fedora Server 39 não inicializar em um Raspberry Pi 4 a partir do slot para cartão microSD.
Em vez de atrasar o lançamento do Fedora 39 por mais uma semana ou mais devido a esses problemas do Raspberry Pi, o controle de qualidade do Fedora agora está considerando a possibilidade de enviar o Fedora 39 com esses defeitos conhecidos do Raspberry Pi e simplesmente alertar os usuários sobre esses problemas conhecidos.
Nesse ínterim, seria melhor que os usuários do Raspberry Pi seguissem o Fedora 38. Os problemas podem levar algum tempo para serem resolvidos e, em vez de manter o Fedora 39 afastado para todos os outros, simplesmente libere e avise os usuários do Raspberry Pi.
Também parece que o Bug 224305 pode não ser facilmente corrigível sem alguma mágica dos engenheiros da ARM.
Portanto, o plano traçado hoje é girar as imagens de composição do Fedora 39 agora mesmo, realizar o máximo de testes de última hora possível antes da reunião Go/No-Go de amanhã e, potencialmente, proceder ao lançamento na próxima semana com esses problemas conhecidos do Raspberry Pi.
Enfim. Saberemos em breve se está tudo bem para o lançamento do Fedora 39 na próxima semana ou se chegará em novembro.