Budgie 10.9 lançado com suporte inicial ao Wayland, e muito mais

E foi lançada uma nova versão do ambiente Budgie, o Budgie 10.9. Conheça as novidades e veja como instalar ou atualizar.

Para quem ainda não conhece, Budgie é o ambiente desktop padrão da distribuição Linux Evolve OS, Solus e Ubuntu Budgie.

Ele é um ambiente desktop relativamente novo baseado no Gnome 3. Ele possui um único painel que, quando iniciado, utiliza quantidades triviais da RAM (em torno de 7MB). O ambiente foi projetado para o usuário moderno e é focado no desktop mínimo, elegante e simples.

Vale lembrar que o Budgie agora pode imitar a aparência do desktop GNOME 2, opcionalmente, através de um ajuste nas preferências do painel.

Budgie é baseado em um painel que é semelhante em organização aos painéis clássicos da área de trabalho.

Todos os elementos do painel são miniaplicativos, permitindo que você personalize com flexibilidade a composição, altere o layout e substitua as implementações dos elementos do painel principal de acordo com sua preferência.

Os applets disponíveis incluem o menu de aplicativos clássicos, alternador de tarefas, área de lista de janelas abertas, visualização de área de trabalho virtual, indicador de gerenciamento de energia, o miniaplicativo de controle de volume, o indicador de status do sistema e o relógio.

Agora, a equipe de desktop Budgie anunciou hoje o lançamento e disponibilidade geral do Budgie 10.9 como a versão mais recente deste moderno ambiente de desktop para distribuições Linux.

Novidades Budgie 10.9

Budgie 10.9 lançado com suporte inicial ao Wayland, e muito mais
Budgie 10.9 lançado com suporte inicial ao Wayland, e muito mais

A maior mudança no Budgie 10.9 é o suporte inicial ao Wayland, portando vários componentes e miniaplicativos para a biblioteca libxfce4windowing, uma biblioteca de abstração criada pela equipe de desenvolvimento por trás do ambiente de desktop Xfce para suportar vários protocolos Wayland.

A equipe Budgie tem trabalhado para habilitar o suporte Wayland já há algum tempo, visando suporte total ao Wayland para a próxima série Budgie 11.

Durante o desenvolvimento do Budgie 10.8, eles anunciaram que estão trabalhando em um compositor Wayland interno criado em cima do wlroots chamado Magpie 1.0.

O desenvolvedor Joshua Strobl disse que:

“Embora o libxfce4windowing esteja em desenvolvimento ativo e ainda não tenha ABI estável, optamos por adotá-lo para fazer a transição do Budgie 10 no X11 para o Budgie 10 no Wayland o mais perfeita possível. libxfce4windowing nos permite portar funcionalidades para suportar Wayland sem impactar negativamente o uso no X11.”

Esta versão também apresenta um miniaplicativo Bluetooth redesenhado que agora fornece funcionalidade de conexão e desconexão direta para dispositivos Bluetooth emparelhados, indicadores de duração da bateria e uma nova funcionalidade que permite enviar arquivos para seus dispositivos Bluetooth.

Além disso, o novo miniaplicativo Bluetooth não depende mais do gnome-bluetooth.

Outra mudança interessante no Budgie 10.9 é a adoção do budgie-session para gerenciamento de sessão, um “fork suave do gnome-session, projetado para fornecer um gerenciador de sessão estável para o Budgie 10.x”.

Isso garante que Budgie retenha o código de sessão relacionado ao X11 até que o desktop seja totalmente portado para Wayland.

Para obter mais detalhes, confira as notas de lançamento na página do GitHub do projeto.

Como instalar o ambiente Budgie Linux

Budgie 10.9 em breve estará disponível para usuários de várias distribuições GNU/Linux populares, incluindo Arch Linux, Fedora Linux, Ubuntu Budgie, openSUSE Tumbleweed, e outros.

Enquanto isso, se você estiver usando Solus, vá em frente e atualize seu desktop Budgie para a versão 10.9. Se você estiver usando o Budgie em outra distribuição, ele deve estar disponível lá também nos próximos dias.

Além disso, para aqueles que estão interessados ​​em poder instalar este ambiente de desktop em seu sistema, eles podem fazê-lo seguindo as instruções que compartilhamos abaixo.

Para quem é usuário do Ubuntu, Debian ou qualquer derivado destes, você pode instalar diretamente de seus repositórios. Para fazer isso, eles devem abrir um terminal e nele digitar o seguinte:
sudo apt update && sudo apt upgrade
sudo apt install ubuntu-budgie-desktop

Agora para aqueles que são usuários do Arch Linux ou algum derivado dele, a instalação será feita a partir dos repositórios do AUR, então eles devem ter o repositório habilitado em seu arquivo pacman.conf e ter um assistente do AUR. Para o caso deste artigo, usaremos YAY.

Em um terminal vamos digitar o seguinte comando:
yay -S budgie-desktop-git

Já para os usuários do openSUSE, a instalação pode ser feita digitando o seguinte comando em um terminal:
sudo zypper in budgie-desktop

Já os usuários do Fedora ou qualquer derivado dele podem realizar a instalação digitando os seguintes comandos:
dnf config-manager --add-repo https://download.opensuse.org/repositories/home:alveus:fed:dup/Fedora_36/home:alveus:fed:dup.repo
dnf install budgie-desktop

Por fim e como é em geral, para aqueles que estão interessados ​​em poder compilar o ambiente a partir de seu código-fonte por conta própria, podem obter o código-fonte da última versão lançada no seguinte endereço.

ou

Para instalar o Budgie no Linux, dê uma olhada nos seguintes tutoriais.
Como instalar o ambiente Budgie no Arch Linux e derivados
Como instalar o ambiente Budgie Desktop no Linux
Como instalar o ambiente Budgie Desktop no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.