Budgie 10.9.2 lançado com correções de bugs e melhorias

E foi lançada uma nova versão do ambiente Budgie, o Budgie 10.9.2. Conheça as novidades e veja como instalar ou atualizar.

Para quem ainda não conhece, Budgie é o ambiente desktop padrão da distribuição Linux Evolve OS, Solus e Ubuntu Budgie.

Ele é um ambiente desktop relativamente novo baseado no Gnome 3. Ele possui um único painel que, quando iniciado, utiliza quantidades triviais da RAM (em torno de 7MB). O ambiente foi projetado para o usuário moderno e é focado no desktop mínimo, elegante e simples.

Vale lembrar que o Budgie agora pode imitar a aparência do desktop GNOME 2, opcionalmente, através de um ajuste nas preferências do painel.

Budgie é baseado em um painel que é semelhante em organização aos painéis clássicos da área de trabalho.

Todos os elementos do painel são miniaplicativos, permitindo que você personalize com flexibilidade a composição, altere o layout e substitua as implementações dos elementos do painel principal de acordo com sua preferência.

Os applets disponíveis incluem o menu de aplicativos clássicos, alternador de tarefas, área de lista de janelas abertas, visualização de área de trabalho virtual, indicador de gerenciamento de energia, o miniaplicativo de controle de volume, o indicador de status do sistema e o relógio.

Agora, a equipe de desktop Budgie anunciou hoje o lançamento e disponibilidade geral do Budgie 10.9.2 como a versão mais recente deste moderno ambiente de desktop para distribuições Linux.

Novidades Budgie 10.9.2

Budgie 10.9.2 lançado com correções de bugs e melhorias

A atualização mais recente do ambiente de desktop Budgie, versão 10.9.2, foi lançada oficialmente, marcando o segundo lançamento secundário da série Budgie 10.9, corrigindo vários bugs e melhorando a experiência geral do usuário.

O Budgie 10.9.2 se concentra em refinar a experiência do usuário, corrigindo diversos bugs relatados pela comunidade. As principais atualizações incluem:

  • Menu Budgie : Foi aprimorado para exibir aplicativos marcados como baseados em Terminal, como o Neovim, melhorando a acessibilidade para usuários que dependem de aplicativos de terminal.
  • Caixa de diálogo Budgie Run : corrigida uma regressão em que certas configurações não eram aplicadas durante a inicialização, fazendo com que ícones inesperados aparecessem nos alternadores de tarefas.
  • Diálogos : foram resolvidos problemas em que os diálogos de final de sessão interferiam nos diálogos de autenticação, simplificando as interações do usuário durante operações críticas.
  • Notificações : Budgie 10.9.2 corrige um bug crítico em que clicar no botão Fechar em uma notificação acionava inadvertidamente a ação padrão.
  • Conformidade com as especificações : corrigimos uma discrepância de nomenclatura com ícones do sistema para melhorar a compatibilidade com vários temas de ícones.
  • Bandeja do sistema : foi aprimorada para exibir corretamente os ícones dos aplicativos, especialmente para aplicativos como Cinny e Tauon que não atendiam totalmente à especificação StatusNotifierItem.
  • TabSwitcher : Atualizado para ocultar o switcher quando nenhuma janela estiver aberta, evitando confusão do usuário.
  • Applet de espaço de trabalho : funcionalidade aprimorada para alternar espaços de trabalho e direções de rolagem corrigidas, alinhando-as de forma mais intuitiva com as expectativas do usuário.

Além disso, o Budgie 10.9.2 também inclui atualizações técnicas essenciais para oferecer suporte às versões mais recentes de bibliotecas e ferramentas associadas:

  • Sistema de compilação : reajustado para ocultar avisos exibidos inadvertidamente devido a atualizações no sistema de compilação do Meson.
  • Vala Compiler : Resolveu problemas resultantes da geração de código no Vala, reduzindo a confusão de logs e destacando avisos mais significativos que requerem atenção.
  • libxfce4windowing : Compatibilidade atualizada para suportar a versão 4.19.3, garantindo integração suave com a biblioteca de gerenciamento de janelas subjacente.

Por último, a equipe de desenvolvimento também está profundamente envolvida nos esforços de portabilidade do Wayland, que terá destaque na próxima versão 10.10.

Para obter mais detalhes, confira as notas de lançamento na página do GitHub do projeto.

Como instalar o ambiente Budgie Linux

Budgie 10.9.2 em breve estará disponível para usuários de várias distribuições GNU/Linux populares, incluindo Arch Linux, Fedora Linux, Ubuntu Budgie, openSUSE Tumbleweed, e outros.

Enquanto isso, se você estiver usando Solus, vá em frente e atualize seu desktop Budgie para a versão 10.9.2. Se você estiver usando o Budgie em outra distribuição, ele deve estar disponível lá também nos próximos dias.

Além disso, para aqueles que estão interessados ​​em poder instalar este ambiente de desktop em seu sistema, eles podem fazê-lo seguindo as instruções que compartilhamos abaixo.

Para quem é usuário do Ubuntu, Debian ou qualquer derivado destes, você pode instalar diretamente de seus repositórios. Para fazer isso, eles devem abrir um terminal e nele digitar o seguinte:
sudo apt update && sudo apt upgrade
sudo apt install ubuntu-budgie-desktop

Agora para aqueles que são usuários do Arch Linux ou algum derivado dele, a instalação será feita a partir dos repositórios do AUR, então eles devem ter o repositório habilitado em seu arquivo pacman.conf e ter um assistente do AUR. Para o caso deste artigo, usaremos YAY.

Em um terminal vamos digitar o seguinte comando:
yay -S budgie-desktop-git

Já para os usuários do openSUSE, a instalação pode ser feita digitando o seguinte comando em um terminal:
sudo zypper in budgie-desktop

Já os usuários do Fedora ou qualquer derivado dele podem realizar a instalação digitando os seguintes comandos:
dnf config-manager --add-repo https://download.opensuse.org/repositories/home:alveus:fed:dup/Fedora_36/home:alveus:fed:dup.repo
dnf install budgie-desktop

Por fim e como é em geral, para aqueles que estão interessados ​​em poder compilar o ambiente a partir de seu código-fonte por conta própria, podem obter o código-fonte da última versão lançada no seguinte endereço.

ou

Para instalar o Budgie no Linux, dê uma olhada nos seguintes tutoriais.
Como instalar o ambiente Budgie no Arch Linux e derivados
Como instalar o ambiente Budgie Desktop no Linux
Como instalar o ambiente Budgie Desktop no Ubuntu

Sair da versão mobile