E foi lançada uma nova versão do ambiente Budgie, o Budgie 10.6.3. Conheça as novidades e veja como instalar ou atualizar.
Para quem ainda não conhece, Budgie é o ambiente desktop padrão da distribuição Linux Evolve OS, Solus e Ubuntu Budgie.
Ele é um ambiente desktop relativamente novo baseado no Gnome 3. Ele possui um único painel que, quando iniciado, utiliza quantidades triviais da RAM (em torno de 7MB). O ambiente foi projetado para o usuário moderno e é focado no desktop mínimo, elegante e simples.
Vale lembrar que o Budgie agora pode imitar a aparência do desktop GNOME 2, opcionalmente, através de um ajuste nas preferências do painel.
Agora, A organização Buddies Of Budgie, que supervisiona o desenvolvimento do projeto desde sua separação da distribuição Solus, anunciou o lançamento da nova versão do ambiente de desktop “Budgie 10.6.3”, uma versão que continua com o desenvolvimento do Ramificação Budgie 10.6.x baseada em tecnologias GNOME e sua própria implementação GNOME Shell.
Novidades Budgie 10.6.3
Esta nova versão do Budgie 10.6.3 é a terceira versão menor da série 10.6 e apresenta melhorias no Applet Workspace e suporte inicial para o GNOME 43, entre outras coisas.
“Esse processo de desenvolvimento nos permite focar a longo prazo em recursos e correções mais amplos, além de poder resolver os problemas levantados em nosso rastreador de problemas em tempo hábil.”
Nesta nova versão lançada do Budgie 10.6.3, destaca-se que foi adicionado suporte inicial para os componentes do GNOME 43, com lançamento previsto para 21 de setembro. Também foi adicionado suporte para a 11ª edição da API do Mutter Composite Manager.
O suporte ao GNOME 43 permitiu o empacotamento do repositório Fedora rawhide e a preparação de pacotes para a versão de outono do Fedora Linux que será enviada com o GNOME 43.
Outra mudança que se destaca é que o miniaplicativo Workspace foi aprimorado para incluir uma configuração para definir o fator de escala para itens da área de trabalho.
Além disso, a seleção de tamanho aprimorada para diálogos com mensagens que exigem confirmação do usuário também é destacada.
Ao alterar os parâmetros de dimensionamento da tela, uma caixa de diálogo é fornecida para informar ao usuário sobre a necessidade de reiniciar a sessão.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- Também podemos descobrir que uma falha no applet de relógio ao tentar definir um fuso horário personalizado foi corrigida.
- O suporte para rótulos que são exibidos quando o submenu é exibido é implementado no tema interno.
- Paralelamente, está sendo desenvolvida a ramificação 10.7, na qual o menu foi significativamente redesenhado e o código para trabalhar com temas foi aprimorado.
No futuro, espera-se que comece o desenvolvimento do ramo Budgie 11, no qual planejam separar a funcionalidade da área de trabalho da camada que fornece exibição e saída de informações, o que permitirá abstrair de kits de ferramentas e bibliotecas gráficas específicas e implementar suporte total para o protocolo Wayland.
Vale ressaltar que as alterações que foram feitas nesta nova versão servirão de feedback para a próxima versão 10.7 em andamento, que terá atualizações importantes no Menu Budgie.
Para obter mais detalhes, confira as notas de lançamento na página do GitHub do projeto.
Como instalar o ambiente Budgie Linux
Enquanto isso, se você estiver usando Solus, vá em frente e atualize seu desktop Budgie para a versão 10.6.3. Se você estiver usando o Budgie em outra distribuição, ele deve estar disponível lá também nos próximos dias.
Além disso, para aqueles que estão interessados em poder instalar este ambiente de desktop em seu sistema, eles podem fazê-lo seguindo as instruções que compartilhamos abaixo.
Para quem é usuário do Ubuntu, Debian ou qualquer derivado destes, você pode instalar diretamente de seus repositórios. Para fazer isso, eles devem abrir um terminal e nele digitar o seguinte:
sudo apt update && sudo apt upgrade
sudo apt install ubuntu-budgie-desktop
Agora para aqueles que são usuários do Arch Linux ou algum derivado dele, a instalação será feita a partir dos repositórios do AUR, então eles devem ter o repositório habilitado em seu arquivo pacman.conf e ter um assistente do AUR. Para o caso deste artigo, usaremos YAY.
Em um terminal vamos digitar o seguinte comando:
yay -S budgie-desktop-git
Já para os usuários do openSUSE, a instalação pode ser feita digitando o seguinte comando em um terminal:
sudo zypper in budgie-desktop
Já os usuários do Fedora ou qualquer derivado dele podem realizar a instalação digitando os seguintes comandos:
dnf config-manager --add-repo https://download.opensuse.org/repositories/home:alveus:fed:dup/Fedora_36/home:alveus:fed:dup.repo
dnf install budgie-desktop
Por fim e como é em geral, para aqueles que estão interessados em poder compilar o ambiente a partir de seu código-fonte por conta própria, podem obter o código-fonte da última versão lançada no seguinte endereço.
ou
Para instalar o Budgie no Linux, dê uma olhada nos seguintes tutoriais.
Como instalar o ambiente Budgie no Arch Linux e derivados
Como instalar o ambiente Budgie Desktop no Linux
Como instalar o ambiente Budgie Desktop no Ubuntu