Budgie 10.6.3 lançado com suporte ao Gnome 43, melhorias, e muito mais

E foi lançada uma nova versão do ambiente Budgie, o Budgie 10.6.3. Conheça as novidades e veja como instalar ou atualizar.

Para quem ainda não conhece, Budgie é o ambiente desktop padrão da distribuição Linux Evolve OS, Solus e Ubuntu Budgie.

Ele é um ambiente desktop relativamente novo baseado no Gnome 3. Ele possui um único painel que, quando iniciado, utiliza quantidades triviais da RAM (em torno de 7MB). O ambiente foi projetado para o usuário moderno e é focado no desktop mínimo, elegante e simples.

Vale lembrar que o Budgie agora pode imitar a aparência do desktop GNOME 2, opcionalmente, através de um ajuste nas preferências do painel.

Agora, A organização Buddies Of Budgie, que supervisiona o desenvolvimento do projeto desde sua separação da distribuição Solus, anunciou o lançamento da nova versão do ambiente de desktop “Budgie 10.6.3”, uma versão que continua com o desenvolvimento do Ramificação Budgie 10.6.x baseada em tecnologias GNOME e sua própria implementação GNOME Shell.

Novidades Budgie 10.6.3

Budgie 10.6.3 lançado com suporte ao Gnome 43, melhorias, e muito mais
Budgie 10.6.3 lançado com suporte ao Gnome 43, melhorias, e muito mais

Esta nova versão do Budgie 10.6.3 é a terceira versão menor da série 10.6 e apresenta melhorias no Applet Workspace e suporte inicial para o GNOME 43, entre outras coisas.

“Esse processo de desenvolvimento nos permite focar a longo prazo em recursos e correções mais amplos, além de poder resolver os problemas levantados em nosso rastreador de problemas em tempo hábil.”

Nesta nova versão lançada do Budgie 10.6.3, destaca-se que foi adicionado suporte inicial para os componentes do GNOME 43, com lançamento previsto para 21 de setembro. Também foi adicionado suporte para a 11ª edição da API do Mutter Composite Manager.

O suporte ao GNOME 43 permitiu o empacotamento do repositório Fedora rawhide e a preparação de pacotes para a versão de outono do Fedora Linux que será enviada com o GNOME 43.

Outra mudança que se destaca é que o miniaplicativo Workspace foi aprimorado para incluir uma configuração para definir o fator de escala para itens da área de trabalho.

Além disso, a seleção de tamanho aprimorada para diálogos com mensagens que exigem confirmação do usuário também é destacada.

Ao alterar os parâmetros de dimensionamento da tela, uma caixa de diálogo é fornecida para informar ao usuário sobre a necessidade de reiniciar a sessão.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • Também podemos descobrir que uma falha no applet de relógio ao tentar definir um fuso horário personalizado foi corrigida.
  • O suporte para rótulos que são exibidos quando o submenu é exibido é implementado no tema interno.
  • Paralelamente, está sendo desenvolvida a ramificação 10.7, na qual o menu foi significativamente redesenhado e o código para trabalhar com temas foi aprimorado.

No futuro, espera-se que comece o desenvolvimento do ramo Budgie 11, no qual planejam separar a funcionalidade da área de trabalho da camada que fornece exibição e saída de informações, o que permitirá abstrair de kits de ferramentas e bibliotecas gráficas específicas e implementar suporte total para o protocolo Wayland.

Vale ressaltar que as alterações que foram feitas nesta nova versão servirão de feedback para a próxima versão 10.7 em andamento, que terá atualizações importantes no Menu Budgie.

Para obter mais detalhes, confira as notas de lançamento na página do GitHub do projeto.

Como instalar o ambiente Budgie Linux

Enquanto isso, se você estiver usando Solus, vá em frente e atualize seu desktop Budgie para a versão 10.6.3. Se você estiver usando o Budgie em outra distribuição, ele deve estar disponível lá também nos próximos dias.

Além disso, para aqueles que estão interessados ​​em poder instalar este ambiente de desktop em seu sistema, eles podem fazê-lo seguindo as instruções que compartilhamos abaixo.

Para quem é usuário do Ubuntu, Debian ou qualquer derivado destes, você pode instalar diretamente de seus repositórios. Para fazer isso, eles devem abrir um terminal e nele digitar o seguinte:
sudo apt update && sudo apt upgrade
sudo apt install ubuntu-budgie-desktop

Agora para aqueles que são usuários do Arch Linux ou algum derivado dele, a instalação será feita a partir dos repositórios do AUR, então eles devem ter o repositório habilitado em seu arquivo pacman.conf e ter um assistente do AUR. Para o caso deste artigo, usaremos YAY.

Em um terminal vamos digitar o seguinte comando:
yay -S budgie-desktop-git

Já para os usuários do openSUSE, a instalação pode ser feita digitando o seguinte comando em um terminal:
sudo zypper in budgie-desktop

Já os usuários do Fedora ou qualquer derivado dele podem realizar a instalação digitando os seguintes comandos:
dnf config-manager --add-repo https://download.opensuse.org/repositories/home:alveus:fed:dup/Fedora_36/home:alveus:fed:dup.repo
dnf install budgie-desktop

Por fim e como é em geral, para aqueles que estão interessados ​​em poder compilar o ambiente a partir de seu código-fonte por conta própria, podem obter o código-fonte da última versão lançada no seguinte endereço.

ou

Para instalar o Budgie no Linux, dê uma olhada nos seguintes tutoriais.
Como instalar o ambiente Budgie no Arch Linux e derivados
Como instalar o ambiente Budgie Desktop no Linux
Como instalar o ambiente Budgie Desktop no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.