Conheça o Brilliant Monocle, um dispositivo de RA de código aberto que se encaixa em seus óculos. Confira os detalhes desse gadget.
Meta, a empresa-mãe do Facebook tem gasto bilhões de dólares tentando transformar sua visão para o metaverso em algo. Mas você não precisa acreditar na visão da Meta para jogar no espaço de realidade virtual e aumentada.
Existem muitas outras empresas produzindo headsets RV (Realidade Virtual) e RA (Realidade Aumentada),e se você está procurando algo um pouco mais amigável para hackers, existe o Monocle da Brilliant Labs.
Brilliant Monocle, um dispositivo de RA de código aberto
O Brilliant Monocle é um pequeno dispositivo circular que você pode prender em qualquer par de óculos. É um heads-up display com câmera, microfone, conectividade Bluetooth e botões de toque. E o design e o software são todos de código aberto.
Brilliant trabalha no Monocle há alguns anos e anunciou o projeto ao mundo em meados de 2022.
Atualmente, está disponível para compra por US$ 349 e, de acordo com o site da Monocle, “agora está sendo enviado em lotes mensais”, embora essa mensagem possa ser um pouco prematura.
As últimas atualizações postadas no Discord da empresa sugerem que a fabricação está quase concluída e o primeiro o lote deve começar a ser enviado em breve.
Dito isso, o hardware foi finalizado: o Monocle apresenta uma tela OLED colorida de 640 x 400 pixels com um campo de visão de 20 graus quando preso a um par de óculos.
Há um FPGA Gowin GW1N-LV9MG100C6/I5 que, segundo a empresa, pode ser programado para visão computacional, IA ou gráficos e suporte para Bluetooth 5.2 para conexão com um telefone ou outro dispositivo.
O Monocle é alimentado por uma bateria de 70 mAh que deve oferecer até 2 horas de autonomia e vem com um estojo de carregamento com bateria de 450 mAh, permitindo que você recarregue até seis vezes em trânsito.
Outros recursos incluem botões de toque integrados, uma câmera de 5 MP que pode capturar vídeo 720p, 12 MB de memória endereçável e 8 MB de armazenamento flash serial.
O Monocle vem com um sistema operacional baseado em MycoPython e pode ser emparelhado com seu smartphone graças aos aplicativos móveis da Brilliant para iOS e Android. Mas a empresa diz que os usuários também podem criar e atualizar seu próprio firmware personalizado.
Enquanto o Monocle é atualmente projetado para ser anexado a um par de óculos existente. Se você normalmente não usa óculos, provavelmente poderia comprar um par barato em uma farmácia e tirar as lentes.
Mas a Brilliant Labs diz que também está trabalhando em um acessório de “moldura” que estará disponível no futuro.
Além disso, enquanto os primeiros dispositivos Monocle a serem enviados apresentam um design transparente, com todos os componentes claramente visíveis, a equipe está considerando um design atualizado para futuros Monocles que usa um acabamento fosco para obscurecer a parte eletrônica.
Você pode encontrar mais detalhes no site da Monocle, na página de documentação, na página do GitHub da Brilliant e no feed do LinkedIn do CEO da Brilliant, Bobak Tavangar.