Graças o seu novo recurso chamado Summarizer, o Brave Search tem resumo com inteligência artificial nos resultados de pesquisa.
O Brave Search é um mecanismo de pesquisa na Internet centrado na privacidade em rápido crescimento, permitindo que os usuários pesquisem na Web anonimamente sem serem rastreados.
Agora, o Brave Search incorporou uma nova ferramenta com inteligência artificial chamada Summarizer, que fornece uma resposta resumida a uma pergunta inserida antes do restante dos resultados da pesquisa.
Brave Search tem resumo com inteligência artificial nos resultados
A inteligência artificial está atualmente revolucionando a pesquisa, com a Microsoft já incorporando uma versão atualizada do ChatGPT em seu mecanismo de pesquisa Bing e o Google planejando fazer o mesmo em um futuro próximo com seu próprio modelo de IA chamado Bard.
Ao contrário de como funcionam esses modelos de IA, que geralmente geram respostas imprecisas e sem fundamento, o Summarizer da Brave foi treinado para obter seus dados apenas a partir de resultados de pesquisa na web.
Além disso, a ferramenta inclui citações das fontes de dados usadas para gerar uma resposta, permitindo que os usuários decidam sobre a confiabilidade do resumo.
“Ao contrário das ferramentas de bate-papo AI que podem fornecer respostas fabricadas, o Summarizer gera um resumo simples escrito na parte superior da página de resultados de pesquisa, agregando as fontes mais recentes na Web e fornecendo atribuição de fonte para transparência e responsabilidade” – Brave.
Além disso, o uso de resultados recentes da Web para gerar o resumo garante que a ferramenta forneça dados atualizados, inclusive atualizações, se aplicável.
Nos testes do BleepingComputer, o Summarizer não aparece no topo dos resultados da pesquisa ao realizar consultas simples, mas sim ao buscar a resposta para uma pergunta específica.
Além do resumo na parte superior dos resultados da pesquisa, a ferramenta também substituirá os trechos de resultados padrão por uma versão resumida que, teoricamente, destacará melhor a resposta à consulta do usuário.
A Brave diz que o Summarizer não afeta a natureza de preservação da privacidade de sua ferramenta de pesquisa e garante que ela foi criada com base nos mesmos princípios de proteção de dados que sustentam todos os produtos da Brave Software.
A ferramenta não usa ChatGPT ou qualquer uma das APIs de IA generativas disponíveis publicamente, mas compreende três grandes modelos de linguagem que foram treinados em tarefas separadas, a saber:
- Resposta a perguntas – o modelo tenta extrair respostas de trechos de texto.
- Classificação de resultados – categorize os candidatos a resultados com base em vários critérios, como discurso de ódio, redação vulgar e spam.
- Processamento de resultados – Reescreva o conjunto final do texto candidato para remover a repetição e melhorar a legibilidade.
O Brave Summarizer foi disponibilizado para todos os usuários do Brave Search em plataformas de desktop e móveis desde ontem, mas os usuários podem desativá-lo nas configurações.
Os usuários do Brave Search Goggles, um sistema de filtros especiais de personalização de resultados de pesquisa, ainda não podem aproveitar o Summarizer.
A Brave prometeu lançar o recurso assim que o modelo for adequadamente refinado para gerar resultados de qualidade em Googles de usuários personalizados.