Brave no iOS agora permite para limpar dados específicos de site

Graças a um novo botão recurso em privacidade chamado de “Shred”, o Brave no iOS agora permite para limpar dados específicos de site.

O Brave Browser 1.71 para iOS apresenta um novo recurso focado em privacidade chamado “Shred”, que permite aos usuários excluir facilmente dados de navegação móvel específicos do site.

Brave no iOS agora permite para limpar dados específicos de site

Brave no iOS agora permite para limpar dados específicos de site

Muitos sites usam cookies primários para sistemas de paywall e limites de uso, o que tecnicamente permite o rastreamento do usuário em todas as sessões e torna esses dados suscetíveis ao compartilhamento com terceiros.

O novo recurso Shred do Brave funciona por site, o que significa que ele pode limpar dados de um único site sem afetar outros.

“Ao contrário de recursos semelhantes em outros navegadores móveis, o Shred permite que você exclua dados de um site específico com um único toque”, diz o anúncio.

“Isso significa que você não será desconectado à força de todos os seus sites favoritos toda vez que apagar dados e não precisará manter uma lista de exceções site por site.”

Como funciona

O Shred está disponível como um recurso manual e automático, dando aos usuários conveniência e controle. Quando ativado, ele exclui cookies, armazenamento local (por meio de APIs privadas do WebKit) e caches relacionados à rede.

A opção pode ser invocada manualmente pressionando longamente o botão de guias e selecionando a opção no menu emergente ou nas opções de “Shields”.

Execução manual (Fonte: Brave)

O recurso também pode ser definido para ativar automaticamente no site ativo por meio de Shields > Controle avançado > Destruir dados do site. Lá, o usuário pode definir o Shred para ativar quando um site (todas as suas guias) for fechado ou quando o navegador for reiniciado.

Para configurar a funcionalidade do Shred que se aplica a todos os sites, os usuários podem navegar para Configurações > Shields e privacidade > Destruição automática.

Configurando o Shred para todos os sites (Fonte: Brave)

A equipe do Brave comenta que, embora o Shred seja um passo na direção certa, ele está atualmente limitado por certas restrições da Apple, resultando em alguns dados persistindo nos dispositivos das pessoas após a ativação do recurso.

A equipe prometeu que o Shred seria introduzido em breve no Brave para Android e desktop também, onde os usuários atualmente contam com um recurso semelhante de “Navegação para Esquecimento”.

Sair da versão mobile