BPI-CanMV-K230D-Zero, um RPi Zero alimentado por RISC-V

Conheça o BPI-CanMV-K230D-Zero, um RPi Zero alimentado por RISC-V, só que Banana Pi. Confira os detalhes desse computador de placa única.

O Banana Pi BPI-CanMV-K230D-Zero é um computador de placa única com duas portas USB-C, um cabeçalho GPIO de 40 pinos e suporte para WiFi de 2,4 GHz.

Medindo apenas 65 x 30 mm (2,56″ x 1,18″), o pequeno computador se parece muito com um Raspberry Pi Zero.

Mas o modelo Banana Pi se destaca de algumas maneiras. Em vez de um processador baseado em ARM, ele apresenta um chip RISC-V. Ele também tem conectores MIPI-CSI e MIPI-DSI para conectar uma tela de 1080p e até duas câmeras.

BPI-CanMV-K230D-Zero, um RPi Zero alimentado por RISC-V

BPI-CanMV-K230D-Zero, um RPi Zero alimentado por RISC-V
BPI-CanMV-K230D-Zero, um RPi Zero alimentado por RISC-V

Sim. O BPI-CanMV-K230D-Zero é um RPi Zero alimentado por RISC-V (quase isso) e ele já está disponível com preços a partir de US$ 29 + frete no AliExpress ou por US$ 40 na Amazon (com frete grátis).

A placa é alimentada por um processador Kendryte K230D com dois núcleos XuanTie C908 RISC-V CPu: um núcleo de CPU suporta velocidades de até 1,6 GHz e suporte RVV 1.0, enquanto o outro atinge o máximo de 800 MHz.

Há também um acelerador de IA integrado, unidade de processamento de exibição e unidade de processamento de vídeo que oferece suporte para reprodução de vídeo 1080p e codificação e decodificação H.264 e H.265.

O pequeno computador da Banana Pi tem 128 MB de memória LPDDR4-266 integrada e um leitor de cartão microSD para armazenamento.

Uma porta USB Tipo C é para entrada de energia de 5 V/2 A, enquanto a outra é uma porta USB 2.0 OTG, dois conectores de câmera MIPI-CSI, um único conector de exibição MIPI-DSI e um módulo WiFi que supostamente suporta 2,4 GHz sem fio, sugerindo que atinge o máximo em WiFi 4 ou anterior.
BPI-CanMV-K230D-Zero, um RPi Zero alimentado por RISC-V
Com um preço que é o dobro do que você pagaria por um Raspberry Pi 2 W, o BPI-CanMV-K230D-Zero provavelmente seria uma venda difícil se fosse posicionado como um dispositivo de uso geral.

Mas com entradas de câmera e um acelerador de IA, ele é claramente projetado mais para pessoas que buscam desenvolver aplicativos de visão computacional ou aprendizado de máquina.

E com seu processador RISC-V, ele também pode ser uma plataforma relativamente acessível para desenvolvedores que buscam se familiarizar com essa arquitetura de chip cada vez mais popular.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.