Conheça o BP2, o sucessor do BoringPhone, um smartphone projetado para ser um dispositivo sem distrações, e que veio antes do Boring Phone.
Esta semana, a Heineken e a HMD anunciaram um novo telefone que faz, muito menos do que a maioria dos telefones modernos.
O Boring Phone é um telefone flip 4G projetado para ser um dispositivo sem distrações para chamadas e mensagens de texto, mas não muito mais. E é um aparelho de edição limitada que só estará disponível por meio de brindes e outras promoções.
Mas acontece que o Boring Phone não é o primeiro smartphone com esse nome. Há cerca de cinco anos, uma pequena equipe lançou uma campanha no Kickstarter para um “smartphone minimalista” que eles chamaram de… BoringPhone.
Agora a equipe está trabalhando em uma continuação chamada BP2 que promete permitir que você escolha o quão chato seu telefone será.
BP2, o sucessor do BoringPhone
O BoringPhone original lançado em 2019 era na verdade um smartphone Xiaomi Mi A1 adaptado rodando uma versão simplificada do Android baseada em LineageOS.
O telefone tinha hardware decente, incluindo uma tela sensível ao toque FHD de 5,5 polegadas, um processador Qualcomm Snapdragon 625, 4 GB de RAM, 32 GB de armazenamento, uma câmera de 12 MP, um leitor de cartão microSD e um conector de áudio de 3,5 mm.
Mas o que tornava tudo chato era o sistema operacional personalizado, que não só era fornecido sem uma loja de aplicativos, mas também não tinha um navegador pré-instalado. Não havia jogos, nem aplicativos de mídia social e muito poucas distrações.
Você pode usar o telefone para fazer chamadas, enviar mensagens de texto (vem com o aplicativo de mensagens seguras Signal pré-instalado), tirar fotos, gravar vídeos ou usar navegação GPS (via OpenStreetMaps), entre outras atividades básicas.
Havia também um reprodutor de música, aplicativo de podcast, calendário, contatos e aplicativos de bloco de notas, além de uma função de hotpot móvel.
O BoringPhone original está listado como “esgotado” há anos, mas o cofundador Alex Davidson diz que a equipe já estava trabalhando em um novo modelo BP2 e acelerou seus planos em resposta ao burburinho gerado pela Heinekin e HMD essa semana.
Como tal, o site do BoringPhone foi atualizado com algumas informações sobre os planos para o próximo BP2, o que dará aos usuários mais opções de personalização: em vez de enviar um pequeno conjunto de aplicativos específicos, os usuários poderão escolher quais aplicativos desejam em seus dispositivos e, em seguida, bloquear suas configurações para impedir a instalação ou o uso de quaisquer outros aplicativos.
Há também um software que permite aos usuários definir metas de quanto tempo passarão em seus dispositivos e, em seguida, fazer com que o sistema operacional BoringPhone aplique estritamente esses limites (desligando tudo, exceto chamadas telefônicas e mensagens de texto, depois de atingir seu limite diário) ou enviar lembretes e notificações.
Existem também opções que farão com que o sistema operacional reduza gradualmente o tempo de tela diário alocado, forçá-lo a fazer pausas ou fazer outras coisas estranhas, como desacelerar a interface do usuário para que seu “dispositivo se torne gradualmente menos responsivo e colorido” depois de usá-lo por um determinado número de minutos.
A BoringPhone ainda não anunciou nada sobre novo hardware para o BP2, mas é provável que instalem a versão mais recente do sistema operacional em outro orçamento reaproveitado ou telefone de médio porte.
Você pode se inscrever na lista de espera no site do BoringPhone para obter mais detalhes quando estiverem disponíveis.