Bottles 51.14 lançado com suporte ao Windows 11, e muito mais

E foi lançado o Bottles 51.14 com suporte ao Windows 11, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Bottles é uma ferramenta gráfica que facilita a execução de softwares e jogos do Windows no Linux, via Wine.

Ele é um aplicativo Linux simples que permite criar e usar ambientes Wine seguindo um esquema que pode lembrar um pouco o veterano e abandonado PlayOnLinux.

Além da implementação oficial da camada de compatibilidade, também disponibiliza Lutris e Glorious Eggroll, aumentando assim as chances de sucesso ao executar aplicativos compilados para Windows.

Para lidar com prefixos Wine, a ferramenta usa ambientes, que são uma combinação de configurações prontas para uso, bibliotecas e dependências. Wine/Proton, DXVK e as dependências necessárias são baixados usando um gerenciador de download embutido.

Bottles também possui a capacidade de adicionar variáveis ​​de ambiente facilmente, substituir DLLs, várias opções de otimização de jogos (esync, fsync, DXVK, cache, compilador de sombreador, etc.), gerenciador de tarefas integrado para processos Wine, importação/exportação de Bottles também como um banco de dados de instaladores experimentais, entre muitos outros recursos.

Agora, uma nova versão do Bottles foi lançada, a 51.14.

Novidades do Bottles 51.14

Bottles 51.14 lançado com suporte ao Windows 11, e muito mais

Uma grande adição no Bottles 51.14 é a nova opção “Nativa” Forçar Parada de Todos os Processos, que fornece uma maneira mais fácil de gerenciar tarefas. Além disso, a versão introduz suporte ao Windows 11, aprimorando a compatibilidade para usuários no sistema operacional Microsoft mais recente.

A Bottles agora também fornece o caminho da garrafa como uma variável de ambiente, tornando-a mais flexível para desenvolvedores e usuários que dependem de scripts.

Além disso, o Bottles 51.14 inclui suporte para repositórios pessoais.

Também há algumas melhorias de backend no Bottles 51.14: o tempo de execução do GNOME, a base do Wine e atualizações importantes do manifesto também estão em vigor. Melhorias na tradução também fazem parte desta versão, garantindo um suporte de idioma mais amplo.

Outra melhoria significativa é a adição de um script Pre-Run às opções de inicialização. Isso fornece aos usuários ainda mais personalização para suas configurações de inicialização.

Bottles 51.14 aborda vários bugs importantes, como corrigir o problema em que garrafas com nomes e caminhos diferentes não podiam ser executadas pelo seletor de garrafas. Outras correções incluem ajustes no processamento de URI “bottles/”.

Por fim, um fato interessante: os desenvolvedores testaram esta versão usando o jogo “Grand Theft Auto V” pela Epic Games Store.

Para saber mais sobre essa versão do Bottles, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Bottles

O Bottles está disponível como um pacote DEB para Debian, Ubuntu, Linux Mint, Pop!_OS, Zorin OS, etc., como um pacote AUR para Arch Linux/Manjaro, bem como um AppImage que deve funcionar na maioria das distribuições Linux (basta fazer executável e clique duas vezes para executá-lo).

Como alguns recursos são Flatpak apenas por enquanto, é melhor instalá-lo a partir do Flathub.

Dito isso, para instalar a versão mais recente do Bottles nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a interface Wine Bottles no Linux via AppImage
Como instalar a interface Wine Bottles no Linux via Flatpak

Sair da versão mobile